A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) firmou um termo de cooperação técnica com o grupo empresarial SAMA, que é referência nacional no setor apícola. A assinatura aconteceu na manhã dessa quarta-feira (28), em Teresina.
O termo de cooperação vai agilizar a prestação de serviços como cadastro de apiários, fiscalização agropecuária e emissão de documentos. “A partir de agora conseguiremos dar mais eficiência ao trabalho da Adapi, já que vamos designar um colaborador do grupo para integrar os registros do nosso sistema de gestão, o Sidapi, facilitando também a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explica Cléber Neiva, coordenador do programa estadual de sanidade apícola (PESAp).
O Grupo SAMA, tem sede na cidade de Oeiras, no sul do Piauí, e se destaca no processamento e exportação de mel e cera. Em 2021, a empresa atingiu o recorde nacional e foi a maior exportadora de mel do país. “Temos uma volumosa produção, que nos coloca atualmente como a maior exportadora do Piauí, mas também nos destacamos pela qualidade, o que nos permite fornecer produtos para indústrias alimentícias e farmacêuticas. Por isso, a parceria com a Adapi é de fundamental importância nas certificações para vendas internacionais”, disse Samuel Segundo, representante do grupo empresarial.
A parceria também vai beneficiar o trabalho de educação sanitária, já que a Adapi é o órgão responsável pelo repasse de informações da legislação, inspeção da qualidade dos produtos, além da investigação e combate de possíveis pragas. “Por atuar com a colaboração dos produtores de mel, a SAMA vai nos auxiliar tanto na detecção de problemas sanitários como na conscientização junto aos produtores”, completa Cléber.