Saúde Piauí
Sesapi e Seduc realizam ação de mobilização contra a dengue em Teresina
Dia D de mobilização contra a dengue foi realizada nesta sexta (1º), no CET José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, em Teresina.
01/03/2024 14h49
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, realizou nesta sexta-feira (1º), mobilização pelo Dia D contra a dengue no CET José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, em Teresina.

Continua após a publicidade

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações para o Dia D para combater o mosquito são fundamentais para o evitar o crescimento desses casos.

No sábado (2), Dia Nacional de Combate a Dengue, a Sesapi vai ao município de Miguel Alves, onde promoverá, junto com a Secretaria de Saúde do Município, um mutirão de limpeza nas ruas do centro da cidade e orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e pacientes do Hospital Pedro Vasconcelos, a partir das 9h.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, a integração entre escola, saúde e a comunidade é fundamental  no combate ao vetor das arboviroses. “A dengue é uma doença evitável, com simples cuidados que temos em casa e na comunidade, podemos combatê-la. Hoje estamos com o dia D sendo lançado  na Unidade Escolar José Pereira da Silva, porém, aqui no Piauí, devemos manter diariamente os cuidados para a prevenção da doença e o trabalho articulado com as demais secretarias. Isso é fundamental, uma vez que crianças e adolescentes são fundamentais para disseminar essas informações em casa e na comunidade”, destacou o gestor.

Na ação, a Sesapi apresentou vídeo nacional da campanha “Brasil Unido contra a Dengue” e explicou as estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito. Também foi utilizado um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do Aedes egypti.

“Eu, juntamente com a escola e o grêmio estudantil, estamos prontos para atuarmos juntos no combate ao mosquito, disseminando as informações que nos foram apresentadas para mobilização de todos contra as arboviroses”, disse a presidente do Grêmio dos Estudantes da Unidade Escolar José Pereira da Silva, Lívia Maria.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Dia D de mobilização contra dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como tema para 2024 “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando ações junto aos gestores escolares para ampliar o combate ao mosquito e ampliar a vacinação nos estudantes.

“Estamos firmando essa parceria entre estado e municípios, para juntos, lutarmos por um tema tão relevante. E a educação é fundamental para essa transformação social. Com a saúde entrando na escola, vocês são orientados a tratar a dengue e levar as informações para suas casas. Esse trabalho conjunto é fundamental”, acrescentou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Durante o evento, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina realizou a distribuição de informes educativos e uma oficina com materiais recicláveis para demonstrar a importância da limpeza dos ambientes que podem ser locais de proliferação do Aedes egypti. “Com o apoio da população e da comunidade escolar, vamos somar forças para o combate ao mosquito”, destacou o presidente da FMS, Ítalo Costa.

"Vamos alinhar nossas ações e apoiar essa causa e o  Programa Saúde na Escola é essencial para essa articulação, pois esse é um momento ímpar para o Piauí, uma vez que essas ações que inciaram nesta escola vão se estender para as demais de todo o estado”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.