Muita gente não sabe, mas a Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, localizada na zona norte de Teresina, disponibiliza à população atendimento ambulatorial em várias especialidades, entre elas, clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, psicologia, ginecologia, gastroenterologia, nutrição e odontologia.
A unidade de saúde chama atenção para a realização de exames, que está abaixo da oferta. Durante o mês de janeiro deste ano, por exemplo, foram disponibilizados mais de 9 mil atendimentos ambulatoriais, com realização efetiva de mais de 7 mil procedimentos.
“Por conta disso, é de fundamental importância a difusão dessa informação ao máximo, a fim de beneficiarmos cada vez mais pessoas”, revela o gestor do hospital, Hudson Lemos.
De acordo com ele, a unidade realiza exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, radiologia e ultrassonografia. O profissional aproveita para alertar quanto à importância dos cuidados preventivos e acompanhamento médico regular.
“Nosso papel, como profissionais de saúde, vai muito além de identificar e curar doenças. A prevenção é fundamental, pois além de reduzir as chances do desenvolvimento de alguma patologia, ela permite a detecção precoce, o que ajuda em muito no sucesso do tratamento. Por conta disso, é preciso estimular a população a procurar por atendimento médico e realizar exames de saúde, independentemente de ter identificado algum sinal ou estar sentido algum sintoma”, conclui Hudson Lemos.
“O Hospital do Mocambinho deu um salto de qualidade no atendimento e isso só traz benefícios para a população que tem aquela unidade de saúde como referência”, disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi).