O sistema de credenciamento para aquisição bens e serviços, conhecido como CredSUS, gerou uma economia de 56% na aquisição de medicamentos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desde o início de sua operação, há 15 dias.
O CredSUS é um Sistema de Compras por Credenciamento direcionado a fornecedores de bens e serviços comuns que possuam uma demanda superior à oferta individual. A iniciativa visa otimizar e agilizar o processo de aquisição de produtos essenciais para a saúde pública no estado.
A economia gerada tem como base o preço de referência oficial para o mercado de medicamentos no setor público. “Desde o início da operacionalização do CredSUS, já foram realizadas quatro cotações para compras de medicamentos, nas quais a Sesapi conseguiu comprar em até 96 horas, 76,26% da quantidade demandada de 101 tipos diferentes de medicamentos. As 75 empresas credenciadas recebem as cotações via sistema, fazem os lances de forma sigilosa e segura, e recebem o resultado automaticamente. Até o momento 26 empresas sagraram-se vencedoras de lotes, demonstrando a ampla concorrência possibilitada pelo CredSUS”, explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.
O CredSUS é uma plataforma eletrônica dedicada ao recebimento de demandas da saúde, atualmente abrangendo diversos itens, como materiais hospitalares e medicamentos. Nas negociações, a Sesapi é responsável por conduzir as cotações, permitindo que os fornecedores participem ativamente do processo de compra por meio do sistema.
“Este sistema está nos permitindo uma grande economia na aquisição de medicamentos já nas primeiras cotações, além de trazer mais agilidade no processo de compras”, destaca o secretário da Saúde.
O CredSUS é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), que já está alinhada com a nova legislação de licitações, proporcionando agilidade nas compras, além de tratar equitativamente todos os fornecedores e selecionando propostas com base na melhor relação custo-benefício para o estado.