A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) publicou no Diário Oficial, no dia 13 de março, as portarias de nomeação da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), Comitê Estadual de Segurança Paciente (CESP) e formação do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP).
As indicações dos membros para a composição das comissões foram da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA).
“A SESAPI instituiu ainda por meio de portaria, o Grupo Técnico de Implantação e Monitoramento (GTIM) para apoio aos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e às CCIH nos estabelecimentos de saúde do estado do Piauí”, completou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
Nesta segunda-feira (18), a DIVISA reuniu os membros das comissões para divulgar os documentos publicados e aprovação dos instrumentos de gestão para a redução de danos e riscos - Plano Estadual de Segurança do Paciente – PESP/PI e o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde– PEPCIRAS/PI.
Esses instrumentos são parte do Plano de Governo para o desenvolvimento da Saúde no Piauí que permitem avançar em políticas e programas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como, fortalecer a intersetorialidade, por meio da articulação de saberes e experiências relativas à gestão com foco na promoção, prevenção e proteção da saúde.