Pela primeira vez, o Piauí recebe uma Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), um marco no avanço da promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do estado. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), aconteceu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) nessa terça-feira (26) e promoveu uma série de debates, reflexões, reunindo uma diversificada gama de participantes entre estudantes, professores universitários, pesquisadores e representantes de instituições piauienses.
A cerimônia de abertura contou com apresentação artística de cordel e execução do hino nacional, seguida da participação de representantes de instituições-chave. Houve palestras, mesas redondas e discussões, que culminaram na elaboração de um documento contendo propostas do Estado do Piauí, o qual será levado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Esse documento será fundamental na elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024 - 2030.
“Para nós, é muito importante não só a academia estar presente, mas vários setores da sociedade, visto que a ciência precisa cada vez mais ser popularizada. Então, quero abraçar a todos, especialmente os que fizeram parte da comissão, e dizer que vamos nos unir e trabalhar para que esse documento possa ser recheado de políticas públicas e estratégias para resolução de problemas do nosso estado e que possa constituir o nosso plano estadual de ciência, tecnologia e inovação para os próximos 10 anos. Ciência só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas”, destaca o presidente Fapepi, professor João Xavier.
Palestras temáticas
O ponto alto da manhã foi a palestra conduzida pela representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Joana Marie, sobre a "Importância da Conferência Estadual no âmbito da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", que destacou a necessidade de alinhamento entre as esferas estadual e nacional para fortalecer políticas públicas voltadas para CT&I.
“ É muito importante que a gente esteja aqui neste momento retomando um processo muito caro no Brasil, que é reconstruir o processo de participação social no âmbito da construção das políticas públicas. O que a gente está fazendo no país inteiro através de conferências é trazer a opinião privilegiada de quem está na ponta para conduzir a construção de uma estratégia nacional de ciência e tecnologia”, destacou Joana.
A programação matutina também contemplou uma mesa redonda com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação: uma visão do norte ao sul do Estado do Piauí numa perspectiva do desenvolvimento social". Nesse espaço, representantes da Embrapa, Sebrae e Secretaria de Governo do Piauí trouxeram valiosas contribuições sobre como a ciência e a inovação podem impulsionar o desenvolvimento social em todas as regiões do estado. No período da tarde, a discussão se voltou para a temática de gênero e raça, com a mesa redonda "Ciência, Tecnologia e Inovação: uma visão do norte ao sul do Estado do Piauí numa perspectiva de gênero e raça", mediada por Elaine do Nascimento da Fiocruz - Piauí.
Após as mesas redondas, os participantes foram divididos em grupos de discussão para aprofundar questões relacionadas aos eixos temáticos propostos: Recuperação e Modernização de Infraestrutura para o desenvolvimento e inovação do Estado do Piauí; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas no Estado do Piauí; Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos do Estado do Piauí; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.
Instituições-chave da Conferência
Dentre os representantes de instituições-chave, estavam: Joana Marie Girard, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); João Xavier, presidente da Fapepi; Gildásio Guedes, reitor da Ufpi; Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da UFPI; Paulo Borges, reitor do Ifpi; Jefferson Soares, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – PROPOPI/UFDPar; Rauirys Alencar representando a Uespi; Edivan Carvalho, coordenador estadual da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí; Elaine Nascimento, coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional da Fiocruz Piauí; Cássio Borges da Associação Nacional de pós-graduandos do Brasil (ANPG); também marcaram presença, o deputado Francisco Limma representando o presidente da Alepi e Zenaide Lustosa, Secretária Estadual das Mulheres do Governo do Piauí.
Conferências Territoriais
Além da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (CECTI), uma série de Conferências Territoriais foram realizadas nas principais cidades do estado, como Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina entre os dias 12 e 21 de março, como parte da preparação para o evento estadual. Todas essas iniciativas foram mediadas pela Fapepi, em conjunto com a Uespi, Ufpi, Ifpi, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Embrapa, Sebrae, entre outras instituições de destaque no cenário científico e tecnológico do estado. Esses esforços demonstram o engajamento coletivo em promover um ambiente propício para o avanço científico e tecnológico, bem como para o desenvolvimento social do Piauí.