A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nos dias 4 e 5 de abril, o VI Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase. O encontro acontecerá no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a partir das 8 horas desta quinta-feira (4).
O objetivo é apresentar e discutir temáticas relativas ao contexto do enfrentamento da Tuberculose e Hanseníase no Piauí, como explica a supervisora de Tuberculose da Sesapi, Ivone Venâncio. “Vamos abordar os pontos estratégicos de orientação, referências, busca ativa, indicadores epidemiológicos e a realidade local dessas doenças no mundo e no Brasil. Todas essas pautas serão trabalhadas durante esses dois dias”, disse.
O fórum integrado contará com a participação de representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e da Defensoria Pública do Estado do Piauí. O evento tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na epidemiologia, atenção básica de saúde e área hospitalar.
A supervisora de hanseníase no estado, Eliracema Alves, destaca a importância dessa capacitação para os profissionais de saúde que atuam nessa área. “Discutiremos essa temática no contexto de enfrentamento dessas doenças e faremos uma abordagem do panorama epidemiológico. O Piauí é destaque como segundo estado a implantar vigilância online, que faz a notificação compulsória dos estados reacionais e apresentaremos aos nossos profissionais da saúde uma explanação sobre esse sistema".