A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental em várias áreas da sociedade, em busca de formular novas políticas públicas para os cidadãos. Neste sentido, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Sasc), a plataforma Eu Creio, que busca acompanhar o mapeamento socioeconômico e sociocultural das comunidades tradicionais de Terreiros do Piauí.
A iniciativa visa criar um registro detalhado dessas comunidades, facilitando a identificação de problemáticas vivenciadas pelos centros religiosos e consequentemente, o planejamento e execução de políticas públicas voltadas para a comunidade de terreiro.
Segundo a coordenadora de requisitos da Etipi, Maísa Mendes, o sistema é a ampliação do aplicativo Eu Creio, anteriormente lançado para que os líderes religiosos se cadastrem na plataforma. Agora, a iniciativa parte da Sasc, permitindo o acompanhamento dos dados dessas comunidades.
“O Eu Creio anteriormente já era um aplicativo em que os próprios líderes religiosos dessas religiões conseguiam cadastrar suas casas e a comunidade que compõe essas casas. Só que agora, trazendo essa responsabilidade para o Governo do Estado, a gente consegue também fazer um mapeamento muito mais interessante através dessa plataforma desenvolvida pela Etipi em parceria com a Sasc”, explicou.
Dessa forma, o Piauí segue comprometido em utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos, ampliando políticas de inclusão com o desenvolvimento de soluções inovadoras.