O programa Moderniza Seduc, que vai investir mais de R$ 1,5 bilhão na ampliação, modernização e climatização das Escolas Seduc, iniciou o ano a todo vapor. Neste primeiro trimestre de 2024, 630 unidades escolares receberam novos equipamentos e mobiliários e foram montados 107 novos laboratórios de informática, um crescimento de mais de 100% comparado a 2023, quando foram instalados 100 novos laboratórios.
O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressaltou que a meta do governador Rafael Fonteles é adequar a estrutura de todas as escolas da rede estadual para a oferta de ensino de tempo integral. Por isso, o compromisso da Seduc é acelerar essas obras e modernizar os espaços educacionais para que fiquem no modelo ideal proposto pela gestão.
“O Moderniza Seduc é o maior programa de fortalecimento da infraestrutura das escolas da história da secretaria, garantindo mais conforto e qualidade educacional aos nossos estudantes e profissionais. Junto com as obras que acontecem em várias escolas em todo o Piauí, estamos com um cronograma de entrega de equipamentos e mobiliários para transformar as escolas em ambientes mais modernos e climatizados”.
O Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Tarcísio Pereira e Silva, na zona leste de Teresina, recebeu 15 computadores novos, além de 100 conjuntos aluno, mesas acessíveis e material esportivo.
A gestora do Ceti, professora Maria José Viana, afirmou que os computadores estão facilitando o aprendizado dos alunos em toda a área tecnológica e midiática e a chegada das novas máquinas deixou os estudantes ainda mais empolgados. “Os alunos estão aprendendo mais e apresentando um desenvolvimento maior na aprendizagem cognitiva. As novas máquinas foram um incentivo para eles”.
O aluno do 1º ano do Curso Técnico de Desenvolvimento e Análise de Sistemas, Kauã Santos, agradeceu ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bandeira pelos novos computadores e disse que as máquinas facilitam e aperfeiçoam o aprendizado. “Os computadores modernos que recebemos na nossa escola estão proporcionando um melhor aprendizado cognitivo e tecnológico e está sendo bem aproveitado por todos”.
A também estudante do curso técnico de Desenvolvimento e Análise de Sistemas, Gabriele da Silva, afirmou que o curso enriquece seus conhecimentos e destacou que o novo laboratório trouxe aperfeiçoamento. “A chegada dos novos computadores elevou bastante o meu aprendizado”.
A meta da Secretaria de Estado da Educação do Piauí é, até o fim de 2024, ter laboratórios de informática em 77,8% das escolas da rede estadual. “O computador se torna um meio, através do qual os estudantes desenvolvem a inteligência, flexibilidade, criatividade e a capacidade de inventar e descobrir. Vamos saltar de 19,5% para 77,8% o número de laboratórios de informática nas escolas, em 2024, ampliando o processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento significativo que permite uma maior interatividade dos estudantes”, finalizou Washington Bandeira.