Geral Piauí
Adapi entrega 2º selo de inspeção de produto artesanal de origem vegetal
O Selo de Qualidade Estadual certifica a empresa Suíta Alimentos à Base de Vegetais (SUAV), localizada no sítio Cajamanga, município de Valença.
17/04/2024 17h14
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Mais um selo de inspeção de produto artesanal de origem vegetal foi entregue pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O Selo de Qualidade Estadual certifica a empresa Suíta Alimentos à Base de Vegetais (SUAV), localizada no sítio Cajamanga, município de Valença-PI.

Continua após a publicidade

"Com esse selo de qualidade artesanal, o consumidor tem a garantia de que o produto passou por todos os processos higiênico-sanitários e de boas práticas de fabricação necessários e está dentro das exigências da lei, que garantem um produto de qualidade e sem perigo de contaminação”, explicou Ernando Cardoso, gerente de classificação, fiscalização e inspeção vegetal da Adapi.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O empreendedor Antônio de Araújo Suíta conta que já trabalhava com a produção de outros alimentos para escolas e neste ano começou a produção e comercialização de doces. "Nossa produção atual é de 1000 potes de 680ml de doces por mês e com esse selo pretendemos expandir mercado e atingir 3000 potes mês até o fim do ano", explicou.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A adesão ao Selo de Qualidade Estadual para o produto artesanal é voluntária, porém obtendo o registro  e, posteriormente, o Selo de Certificação Artesanal, o empreendedor agrega valor de mercado ao seu produto. "A certificação desse tipo de produto, através do selo artesanal, não é obrigatória, mas muito importante para conquistar mercado, uma vez que credencia o produto a ser comercializado em todo o Brasil com a devida segurança ao consumidor garantidas", explicou Alvanise Braz, Coordenadora de produtos artesanais da Adapi. 
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí


Os produtores que possuem fábrica de doces, geleias, compotas, azeite, óleos, frutas congeladas, temperos ou qualquer outro produto à base de vegetal e deseja receber a certificação artesanal para regularizar e legalizar sua produção, deve procurar a Adapi através do contato de WhatsApp 086 994621644 e solicitar orientações dos critérios necessários para expandir seu negócio.
Foto: Reprodução/Secom Piauí