Profissionais do Hospital Areolino de Abreu participaram, nesta terça-feira (23), de treinamento em primeiros socorros e suporte básico de vida. O curso foi ministrado pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e teve como público-alvo os técnicos de enfermagem e enfermeiros da instituição.
O treinamento teve como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de saúde em situações críticas, capacitando-os a agir com rapidez e eficiência em casos de emergência. A professora Joelita Alencar, que ministrou o curso, enfatizou a importância do suporte básico de vida e da correta aplicação dos primeiros socorros, destacando que o conhecimento dessas técnicas pode salvar vidas.
“Durante a atividade, foram envolvidos temas como identificação e atendimento inicial de vítimas de acidentes, técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), engasgos, asfixia e desmaios. Os participantes tiveram a oportunidade não apenas de aprender teoricamente, mas também de praticar essas técnicas em simulações realistas, sob a supervisão e orientação da nossa equipe”, afirma a professora.
De acordo com a diretora do hospital, Cida Santiago, a capacitação dos profissionais de saúde visa garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e manter a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.
“O treinamento em primeiros socorros e suporte básico de vida é uma maneira eficaz de garantir que nossa equipe esteja preparada para lidar com diversas situações de emergência”, concluiu a gestora.