Saúde Piauí
Sesapi inaugura sala do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS
Sesapi inaugura sala do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS Através do Cieges, a Sesapi disponibilizará ao público exter...
30/04/2024 16h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) inaugurou, nesta terça-feira(30), a sala do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges). O Piauí é o quinto estado do país a implantar a ferramenta, que visa organizar e disponibilizar dados consolidados da saúde pública para os gestores, por meio de painéis dinâmicos e individualizados. 

O desenvolvimento do banco de dados do Cieges contou com o apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Continua após a publicidade

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, este é um marco para melhoria dos serviços de dados em saúde do Piauí. “Com esta ferramenta será possível que os gestores, tanto do estado como dos municípios e à população, tenham acessos a informações integradas de vários sistemas, que são consolidadas pelo Cieges, e com isso possam tomar decisões no âmbito da saúde”, destaca. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí


Através do Cieges, a Sesapi disponibilizará ao público externo uma plataforma alimentada em tempo real, com banco de dados com diversas informações de saúde. 

“O Brasil começa a olhar para o Piauí por conta dessas inovações que estão acontecendo, e dentro da saúde um sistema como este vai ajudar a termos informações precisas, limpas, que auxiliem os gestores nas suas ações”, disse o diretor executivo do Conass, Jurandi Frutuoso. 

No momento o sistema está funcionando apenas para consulta interna, mas será liberado ao público em breve. A ferramenta permitirá o monitoramento da situação de saúde, aumentando a efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados por meio da coleta de dados dos sistemas de informações nacionais e estaduais, contemplando os hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde do estado do Piauí. 

“O Cieges utiliza ferramentas e metodologias para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados e informações, criando insights relevantes para a tomada de decisões rápidas e estratégicas em diferentes áreas de gestão de planejamento, orçamentos e finanças, recursos humanos, de saúde pública, dentre outras”, pontua o diretor de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes.