Em busca de ampliar a cultura de segurança e privacidade dos dados na administração pública, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí - Etipi realizou, nesta quarta-feira (8), para os colaboradores do órgão, o workshop Importância da Proteção de Dados e Privacidade.
O evento contou com uma palestra ministrada pela advogada e especialista em proteção de dados Priscilla Dantas, que abordou temas fundamentais para a cultura de segurança da informação.
A iniciativa teve o objetivo de debater com os colaboradores da instituição as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras claras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, visando garantir a segurança e a privacidade dos indivíduos.
Para a advogada Priscilla Dantas, o workshop visou melhorar a cultura de tratamento de dados nos colaboradores e estender para os demais órgãos do Governo do Piauí sobre privacidade e segurança.
“É um prazer enorme estar aqui na Etipi, ministrando esse treinamento em LGPD para os servidores da Etipi e demais convidados. Eu já trabalho com essa legislação, então estar hoje tratando sobre proteção de dados é uma satisfação enorme. A gente espera mudar um pouquinho dessa cultura, tanto aqui na Etipi, quanto estender para os demais órgãos do estado sobre privacidade e proteção de dados”, afirmou.
Segundo Raimundo Neto, encarregado da Proteção de Dados da Etipi, essa é mais uma medida da Etipi para fortalecer e proteger os dados armazenados. “Hoje nós estamos realizando mais um evento sobre LGPD, reforçando a segurança de dados aqui na Etipi. E essa é mais uma medida para que a gente consiga fortalecer e proteger os dados que nós armazenamos aqui de todos os cidadãos do Piauí”, relatou o profissional.
O controlador interno aqui da Etipi, Paulo Quaresma, avaliou positivamente o evento, reiterando a importância do tratamento adequado de dados. “Na nossa rotina, temos acesso a informações pessoais, informações sigilosas de todo o estado do Piauí, então é muito importante que estejamos cada vez mais capacitados aqui na Etipi”, relatou Paulo.