Educação Piauí
Visitas pedagógicas potencializam a aprendizagem de estudantes da 8ª Gerência Regional
As ações de assessoramento pedagógico nas Gerências Regionais fazem parte do Programa Gestão da Aprendizagem da Seduc.
10/05/2024 17h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o acompanhamento pedagógico tem sido uma ferramenta importante para fortalecer a aprendizagem. A equipe da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Seduc, com sede em Oeiras, visitou as 21 escolas para o Assessoramento Pedagógico de Monitoramento de Execução, como parte do Circuito de Gestão, do Programa Gestão da Aprendizagem.

Continua após a publicidade

No encontro de Monitoramento de Execução nas Regionais, que ocorreu de 22 de março a 3 de maio, os técnicos de ensino apresentaram algumas boas práticas observadas nas escolas que podem ser compartilhadas na rede.

O Programa Gestão da Aprendizagem prevê a realização das etapas que são executadas com periodicidade trimestral: Planejamento e Adaptação ao Contexto, Monitoramento da Execução, Avaliação de Resultados e Redirecionamento. As visitas de Assessoramento Pedagógico são mediadas pelos técnicos de ensino da gerência regional com a dupla gestora da escola.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Estas ações são respostas diretas à reflexão sobre os resultados da escola em avaliações externas, evidenciando um compromisso autêntico da Seduc com o progresso dos alunos. Nosso compromisso é com o apoio integral às escolas em nossa jurisdição. Estamos aqui para orientar, formar, acompanhar e assessorar cada etapa e modalidade educacional”, pontuou Tatiana Barbosa, gerente da 8ª GRE.

A avaliação periódica permitiu a adaptação das estratégias. Entre as escolas acompanhadas, o Ceti Dr. José Gusmão, em Colônia do Piauí, e o Ceti Armando Burlamaque, Oeiras, criaram iniciativas visando aumentar o interesse dos estudantes nas avaliações externas por meio das premiações como estratégias. O Ceti adotou a estratégia de busca ativa para diminuir a evasão escolar e como resultado conseguiu um índice de retorno dos estudantes de 95%.

Outras iniciativas têm destaque na área da recomposição da aprendizagem, como a do professor Raimundo Dias de Araújo. Ele leciona Matemática nas 2ª e 3ª séries do Ceti Miguel Marinho, em São Miguel do Fidalgo, e tem conduzido sessões de reforço no contraturno, concentrando-se nos descritores nos quais os alunos enfrentam maiores dificuldades.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A motivação inicial foi otimizar o tempo de aula para aprendizagem de certos tópicos de forma satisfatória. Esta semana, devido ao Simulado Enem, optei por trabalhar, na segunda-feira, com os alunos do terceiro ano e, na terça-feira, com os do segundo ano, proporcionando atividades complementares da Formação Geral Básica. Consegui quase todos os alunos presentes, o que foi gratificante. Essas atividades extras ajudam a melhorar a compreensão dos conteúdos matemáticos e habilidades específicas”, disse o professor.

O Programa Gestão da Aprendizagem tem como objetivo principal a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Piauí por meio de estratégias, incluindo acompanhamento pedagógico, material didático, avaliação formativa e rede colaborativa.

“As práticas observadas nas escolas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da Seduc em assegurar a aprendizagem para todos os estudantes. O Assessoramento Pedagógico implica na implementação de programas e intervenções direcionadas para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade”, comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.