Nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o acompanhamento pedagógico tem sido uma ferramenta importante para fortalecer a aprendizagem. A equipe da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Seduc, com sede em Oeiras, visitou as 21 escolas para o Assessoramento Pedagógico de Monitoramento de Execução, como parte do Circuito de Gestão, do Programa Gestão da Aprendizagem.
No encontro de Monitoramento de Execução nas Regionais, que ocorreu de 22 de março a 3 de maio, os técnicos de ensino apresentaram algumas boas práticas observadas nas escolas que podem ser compartilhadas na rede.
O Programa Gestão da Aprendizagem prevê a realização das etapas que são executadas com periodicidade trimestral: Planejamento e Adaptação ao Contexto, Monitoramento da Execução, Avaliação de Resultados e Redirecionamento. As visitas de Assessoramento Pedagógico são mediadas pelos técnicos de ensino da gerência regional com a dupla gestora da escola.
“Estas ações são respostas diretas à reflexão sobre os resultados da escola em avaliações externas, evidenciando um compromisso autêntico da Seduc com o progresso dos alunos. Nosso compromisso é com o apoio integral às escolas em nossa jurisdição. Estamos aqui para orientar, formar, acompanhar e assessorar cada etapa e modalidade educacional”, pontuou Tatiana Barbosa, gerente da 8ª GRE.
A avaliação periódica permitiu a adaptação das estratégias. Entre as escolas acompanhadas, o Ceti Dr. José Gusmão, em Colônia do Piauí, e o Ceti Armando Burlamaque, Oeiras, criaram iniciativas visando aumentar o interesse dos estudantes nas avaliações externas por meio das premiações como estratégias. O Ceti adotou a estratégia de busca ativa para diminuir a evasão escolar e como resultado conseguiu um índice de retorno dos estudantes de 95%.
Outras iniciativas têm destaque na área da recomposição da aprendizagem, como a do professor Raimundo Dias de Araújo. Ele leciona Matemática nas 2ª e 3ª séries do Ceti Miguel Marinho, em São Miguel do Fidalgo, e tem conduzido sessões de reforço no contraturno, concentrando-se nos descritores nos quais os alunos enfrentam maiores dificuldades.
“A motivação inicial foi otimizar o tempo de aula para aprendizagem de certos tópicos de forma satisfatória. Esta semana, devido ao Simulado Enem, optei por trabalhar, na segunda-feira, com os alunos do terceiro ano e, na terça-feira, com os do segundo ano, proporcionando atividades complementares da Formação Geral Básica. Consegui quase todos os alunos presentes, o que foi gratificante. Essas atividades extras ajudam a melhorar a compreensão dos conteúdos matemáticos e habilidades específicas”, disse o professor.
O Programa Gestão da Aprendizagem tem como objetivo principal a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Piauí por meio de estratégias, incluindo acompanhamento pedagógico, material didático, avaliação formativa e rede colaborativa.
“As práticas observadas nas escolas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da Seduc em assegurar a aprendizagem para todos os estudantes. O Assessoramento Pedagógico implica na implementação de programas e intervenções direcionadas para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade”, comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.