A 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI), realizará o I Concurso de Redação “Faça Bonito” e abordará o tema “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O concurso Faça Bonito fará alusão à campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrado no dia 18 de maio.
Segundo a Gerente Regional da 13ª GRE, Socorro Costa, o concurso tem como objetivo a mobilização das Escolas Jurisdicionadas em temáticas atuais na sociedade e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A equipe da 13ª GRE elaborou esse projeto com o objetivo de incentivar nossos estudantes a refletirem sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a conquistarem boas notas no Enem como parte da preparação”, informou.
Entre os dias 13 e 24 de maio, as produções textuais serão desenvolvidas pelos estudantes do ensino fundamental, ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) das escolas da Rede Estadual de Ensino. Os profissionais da equipe multiprofissional irão avaliar as produções entre os dias 27 e 28 de maio.
Os estudantes participantes do concurso devem produzir uma redação referente à temática de forma crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais. As escolas participantes são distribuídas nos quatorze municípios jurisdicionados à regional com sede em São Raimundo Nonato.
Os resultados do I Concurso de Redação “Faça Bonito” serão divulgados no dia 11 de julho e os melhores textos serão premiados com troféus e menções honrosas por escola. Os materiais de apoio necessários à realização da redação nas diversas fases estão disponíveis no texto base enviado para todas as escolas via (whatsapp e e-mail).
A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) voltadas à preparação dos estudantes para o Enem, como o Simulado Enem+, Caravana Pré-Enem Seduc e Laboratório de Redação.
“A Seduc tem estimulado iniciativas que tenham todo um foco especial para a gestão da aprendizagem dos nossos estudantes com mais avaliações, investimentos para olimpíadas do conhecimento, entre outras. É salutar que as Gerências Regionais tenham mais ações como o Concurso Faça Bonito para que sejam cada vez mais protagonistas com ações inseridas no seu contexto de comunidade escolar”, frisou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.