Saúde Piauí
Sesapi realiza primeiro curso para formação e capacitação de ouvidoria de hospitais e laboratórios estaduais
O curso ocorre na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
06/06/2024 13h58
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (6), a capacitação dos servidores que atuam nas ouvidorias dos hospitais e laboratórios da rede estadual. O curso, que ocorre na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), contará com diversas atividades e será concluído na sexta-feira (7). 

Continua após a publicidade

“Essa capacitação é uma iniciativa para melhorar o atendimento das nossas ouvidorias, para que consigam realmente atender o cidadão que precisa do SUS no Piauí. A capacitação dos nossos servidores da ouvidoria dará informações para que eles possam resolver as demandas o mais rápido possível”, afirmou o secretário da Saúde,  Antonio Luiz. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo Dihna Miranda, Ouvidora Setorial e Coordenadora da Rede de Ouvidorias da Sesapi, a capacitação visa padronizar o atendimento das manifestações dos usuários. “O papel do ouvidor é muito importante dentro das instituições públicas, pois ela é a voz do cidadão dentro do espaço público. Então, é ali que o usuário vai se sentir acolhido”, pontuou. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na abertura da capacitação, a coordenadora de atendimento ao cidadão e ouvidorias do SUS, Musa Moraes, compartilhou as experiências e projetos do Ministério da Saúde nesta área de atendimento ao público. Para ela, essa ação estratégia, promovida pela Sesapi, é fundamental para o aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de  ouvidorias no estado.

"A ouvidoria exerce um papel importantíssimo de fortalecimento desse controle da participação cidadã. Queremos que as ouvidorias estejam cada vez mais atuantes, abrindo canais de diálogo com a população mais efetivo, com respostas em tempo oportuno que resultem em uma melhor qualidade de vida para o usuário e para a gestão", finalizou Musa Soares.