A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, realiza nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, no Sesc Ilhotas, ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.
A proposta é levar ações integradas com entidades parceiras que atendem a esse público-alvo, tais como a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), SESC, SEID, Defensoria Pública, Grupo Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa e Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI).
A ação contará com serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, atualização da caderneta vacinal e Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia) pela Sesapi; distribuição de material informativo sobre a garantia de direitos e cidadania da pessoa idosa pela Sasc, orientação jurídica pela Defensoria Pública do estado do Piauí; emissão da nova carteira de identidade nacional pela Secretaria da Segurança; enquanto a Seid contribuirá com os serviços de orientação das carteiras de Passe Livre e Passe Cultura.
Durante o evento também será feito o lançamento da campanha Junho Violeta, contra a violência à pessoa idosa, onde os presentes poderão acompanhar a palestra “Envelhecimento de pets das pessoas idosas”.
Luciana Sena, coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso, reforça que é de suma importância manter em evidência os trabalhos de combate contra esse público específico.
“Precisamos conscientizar a todos que esse é um trabalho que deve ser integrado não somente entre o poder público, mas também pela população. De 2019 a 2023, 84 municípios do estado não registraram nenhuma notificação de violência em idosos, o que pode ser um indicador de casos que não chegam ao conhecimento das autoridades, devemos trabalhar juntos para acabar com esse tipo de violência e dar mais qualidade de vida para os nossos idosos”, fala a coordenadora.
Segundo os dados do Relatório Técnico da Violência Contra a Pessoa Idosa, no período de 2019 a 2023, o Piauí notificou 19.844 casos de violência, dos quais 778 notificações foram referentes a casos que atingiram pessoas com 60 anos ou mais.