Educação Piauí
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Arraial do Piauí criam arte reciclável
Os alunos da turma da EJA apresentaram as peças produzidas no Curso de Artesanato com Material Reciclável..
21/06/2024 15h08
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Continua após a publicidade

Com o estímulo à imaginação e criatividade, 30 estudantes da escola, com idade entre 15 e 70 anos, aprenderam as técnicas durante o curso para reaproveitar materiais realizado entre os dias 18 e 20 de junho. O curso é uma parceria da Secretaria da Educação (Seduc) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Piauí (Senar Piauí).

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Materiais como latas, rolo de papel, isopor, caixas de papelão, potes de plástico, palitos de picolé e embalagens diversas ganharam vida ao serem transformadas em quadros, jarros e suportes coloridos para decoração.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nas aulas, eles aprendem com os professores do Senar Piauí a trabalharem linguagens artísticas e preparam peças reciclando os materiais que normalmente seriam descartados, como relata a gestora escolar, Ednólia Pereira.

“O curso mostrou que podemos transformar o ambiente em que vivemos em um espaço melhor com o uso consciente do que consumimos e que podem ser transformados em arte. Mostramos para o nosso aluno da EJA que ele pode desenvolver suas potencialidades e se formar na área que desejar”, celebra a gestora.

Parceria

A parceria entre a Seduc e o Senar para Educação de Jovens e Adultos contemplou, no primeiro semestre, 1.455 estudantes em 87 municípios com disponibilidade de seis formações.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os estudantes da rede pública estadual tiveram como opções os cursos de produção caseira de pães e bolos; culinária de pratos regionais; implantação de hortas caseiras; produção caseira de doces e salgados; produção de temperos e condimentos; e alimentação alternativa.

“Além da oferta de cursos oferecidos em parceria com outras instituições, a Seduc tem oferecido oportunidades para a formação técnica e profissional, fortalecendo a Educação de Jovens e Adultos, e resgatando as pessoas que estavam fora da escola para que elas voltem a sonhar com a transformação de suas vidas”, celebrou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.