Geral Piauí
Tecnologia reduz de 26 para 10 horas o tempo de processamento da folha de pagamento do Estado
A otimização do tempo se deu com a melhoria da performance de sistemas, realizada pela equipe de DBA da Etipi.
26/06/2024 18h03
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi) vem realizando um grande trabalho com a equipe de DBAs (Database Administrator), promovendo melhorias significativas na performance dos sistemas, otimizando o tempo de processamento e oferecendo celeridade na disponibilização dos dados. 

Continua após a publicidade

O sistema da folha de pagamento do Estado, por exemplo, levava mais de 26 horas para ser processado. Após a intervenção das equipes de DBA da Etipi, o tempo foi reduzido para apenas 10 horas de processamento. A medida garante que a administração pública tenha mais tempo para analisar os resultados e mais celeridade na disponibilização das informações aos servidores públicos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A consulta de contracheque também foi otimizada e hoje é executada mais de 300 vezes mais rápida que a versão anterior em tempo de banco de dados. De acordo com Melquisedeque Brito, gerente de Banco de Dados da Etipi, a melhoria da performance dessas rotinas permite com que a administração pública consiga trabalhar com mais celeridade e eficácia. A ideia é reduzir ainda mais o tempo de processamento de dados no estado. 

“O trabalho realizado contemplou ainda outros importantes processamentos dentro de sistemas do serviço público, como por exemplo uma rotina de pré-processamento da folha de pagamento, cuja atividade caiu de 05h30min para apenas 12min. Os funcionários públicos são beneficiados com uma melhor fluidez e navegabilidade em plataformas, melhorando assim, sua experiência e otimizando o tempo de uso do sistema”, explicou o gerente. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Como funciona

Há um monitoramento proativo do uso do banco de dados para identificar os pontos críticos. Identificados esses pontos, são realizados ajustes nas configurações, parametrizações, estrutura e modelo de dados, de forma que os requisitos de negócio continuem sendo atendidos. 

Na Etipi, os DBAs desempenham um papel central, lidando com uma ampla gama de tarefas que garantem o funcionamento dos sistemas de dados. Os desafios incluem lidar com um grande volume de informações, manter a segurança, monitorar e garantir alta disponibilidade dos sistemas.