Geral Piauí
Mel piauiense será destaque em rodada de negócios com empresas de seis países entre os dias 1º e 3 de julho
O programa Exporta Mais Brasil traz a Teresina oito compradores estrangeiros interessados no mel brasileiro.
28/06/2024 13h30
Por: admin Fonte: Secom Piauí

O Piauí vai sediar, pela primeira vez, uma rodada internacional de negócios do programa Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) voltado para incentivar ou ampliar as exportações. De segunda (1º) a quarta-feira (3), oito representantes de empresas estrangeiras interessadas no mel brasileiro estarão no Piauí para negociar com produtores locais e de outros estados. Esta edição do Exporta Mais é organizada em parceria com a Investe Piauí, agência de investimentos do Governo do Piauí.

Continua após a publicidade

Os representantes das empresas que chegam ao estado na próxima semana são do Reino Unido (uma empresa), Polônia (duas empresas), Bangladesh (duas), Espanha (uma), Tailândia (uma) e Emirados Árabes (uma). Na segunda-feira (1º) e terça-feira (2), eles visitarão os produtores de mel em Picos e Oeiras, acompanhados por técnicos do ApexBrasil e da Investe Piauí.

Na quarta-feira (3), no Hub Investe Piauí, em Teresina, os compradores terão durante todo o dia rodadas de negócios com produtores de mel e derivados de vários estados. O Piauí terá a maior participação de produtores, com seis empresas. 

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, fará, às 8h da quarta,  um discurso antes das rodadas de negócios. A solenidade terá a presença ainda de representantes da Apex, da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel). Às 9h, começam as negociações entre produtores e compradores. Eles se estenderão durante todo o dia.

O objetivo do evento é que as empresas produtoras de mel que já exportam alcancem novos mercados. No Piauí, o principal comprador são os Estados Unidos. 

“Será uma grande oportunidade para o Piauí mostrar ao mercado internacional o potencial de seu mel, muito valorizado no exterior por ser totalmente orgânico”, afirma Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior da Investe Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Investe Piauí conseguiu trazer uma edição do Exporta Mais Brasil para Teresina devido à força do mel local no mercado internacional. O Piauí é o estado que mais exporta o produto, responsável por 36,6% das vendas estrangeiras em 2023, movimentando 31,2 milhões de dólares. Bem à frente do segundo lugar – Minas Gerais, com 13,3 milhões de dólares.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os municípios de Oeiras, Picos e Simplício Mendes são os que mais exportaram no Piauí e juntos venderam mais de 10 mil toneladas de mel e derivados para mercado internacional no ano passado.

Exporta Mais Brasil

Criado em 2023, o Exporta Mais Brasil conecta empresas de diferentes setores produtivos com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. 

No ano passado, o Exporta Mais Brasil realizou 13 edições em várias cidades do país, com a participação de 143 compradores internacionais, 487 empresas brasileiras apoiadas e R$ 275 milhões em negócios gerados.