A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, realizou uma reunião com as conselheiras do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDDM), nesta terça-feira (2). Dentre as presentes, estiveram a defensora pública do Piauí, Lia Medeiros; a gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Maria do Carmo Fernandes; a gerente de estudos sociais na Cepro/Seplan, Lara Danuta, e a representante da Secult e coordenadora do Memorial Esperança Garcia, Antônia Aguiar.
Zenaide Lustosa anunciou que, em breve, ocorrerá a primeira reunião oficial do CEDDM. “A reunião de hoje foi realizada no sentido de assumirmos essa responsabilidade e fazermos essa interlocução no Conselho com as políticas setoriais”, destacou. Ela explicou que há representação da saúde, educação, planejamento, dentre outros setores.
“Nosso papel, enquanto conselheira, é subsidiar a sociedade civil, que faz o controle social dessas políticas para que possamos avançar no Piauí, fortalecendo as instituições e contribuindo para oferecer resultados efetivos à sociedade nas políticas para as mulheres”, acrescentou Zenaide Lustosa.
Maria do Carmo Fernandes, gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, reforçou a importância da reunião para fortalecer as conselheiras estaduais do CEDDM. “É um Conselho de suma importância para levar as políticas às mulheres da periferia, das comunidades e dos diversos locais onde a violência é prevalente e dói em cada uma de nós”, enfatizou.
A defensora pública Lia Medeiros afirmou que a reunião foi um momento essencial para discutir a participação e o compromisso de cada uma enquanto integrante do Conselho. “Foi uma preparação para que possamos realmente nos empenhar nessa gestão e cumprir nosso papel enquanto conselheiras”, explicou Lia.
Lara Danuta explicou que a reunião serviu para alinhar e reafirmar o papel dos representantes estaduais dentro do Conselho. “Também foi uma oportunidade para ressaltar a importância do compromisso dos representantes do governo no Conselho, identificando claramente os objetivos das políticas para as mulheres em cada pasta e alinhando essas diretrizes com as secretarias setoriais.”
A reunião tratou da articulação e fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no estado do Piauí, com o objetivo de garantir a efetividade e a expansão dessas políticas em toda a sociedade.