Com o objetivo de criar estratégias para diminuir bullying/cyberbullying e outros conflitos e violência no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo uma formação para cerca de 200 profissionais, entre gerentes e técnicos das equipes multiprofissionais de todas as Gerências Regionais de Ensino (GREs).
São três dias de imersão, 3, 4 e 5 de julho, que envolvem psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos das 21 GREs, em todo o Piauí. O resultado desta formação será implementado nas escolas a partir do segundo semestre de 2024.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância das relações interpessoais e da construção de vínculos no ambiente escolar para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
“Estamos estreitando laços e fortalecendo vínculos e tudo o que for aprendido nestes dias de imersão será implementado em ações de olhar e cuidado com a saúde mental e bem-estar da comunidade educacional, que envolve os alunos e também os professores. Essas ações, além de auxiliar o desenvolvimento socioemocional dos jovens, também vai reverberar nos resultados da aprendizagem”, pontuou.
“São três dias de imersão em que as equipes estarão focando nas atribuições e no trabalho voltado para a saúde mental e passando também pela orientação jurídica, com os advogados da Seduc, para que tenha um alinhamento no trabalho de saúde mental e competências socioemocionais dos estudantes. Tudo isso para fortalecer o trabalho das equipes para que cada vez mais nossos estudantes tenham bons resultados”.
Entre as ações desenvolvidas durante a formação estão a integração da equipe, construção das diretrizes de trabalho, aprimorando as habilidades e enriquecendo a prática profissional e a apresentação dos resultados dos questionários de avaliação de risco e dos resultados da aplicação do questionário de clima escolar.