De forma transversal, a tecnologia atua em todas áreas e no contexto da inclusão social, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) alinharam,, nesta terça-feira (9), o desenvolvimento de um novo serviço digital, buscando ampliar a acessibilidade no estado.
O novo serviço visa modernizar a oferta do Passe Livre Intermunicipal, proporcionando às pessoas com deficiência a possibilidade de agendar suas viagens pelo estado diretamente de seus smartphones, sem a necessidade de deslocamento até um terminal.
A ideia é inserir o serviço na plataforma Gov.pi Cidadão, que já disponibiliza diversas ferramentas para as pessoas com deficiência, como a emissão e renovação da Carteira do Autista, Passe Livre Intermunicipal e Passe Livre Cultura.
Segundo o Secretário de Estado de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a ação trará mais conforto e acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir dessas pessoas.
"Hoje temos um Passe Livre que garante o ir e vir das pessoas com deficiência no transporte coletivo intermunicipal. Então, queremos dar mais conforto a essas pessoas para ter acesso às viagens sem sair de casa. Nós estamos construindo aqui, junto com a Etipi, um sistema que vai proporcionar às pessoas com deficiência que do seu próprio telefone, elas já consigam agendar a sua viagem sem sair de casa", afirmou o secretário.
Tarciana Sena, Product Owner da Etipi, destacou que o serviço será desenvolvido por uma equipe de profissionais altamente capacitados, com foco na acessibilidade e usabilidade para os usuários.
"A Etipi está dando todo o apoio neste processo. Não só com tecnologia, mas com acessibilidade garantida pelo nosso time de design, pelo nosso time de desenvolvimento que garante uma entrega com qualidade que poderá ser usada pela maior quantidade possível de pessoas do Piauí", disse Tarciana.
Dessa forma, a parceria busca simplificar e melhorar significativamente a experiência das pessoas com deficiência no Piauí, tornando o agendamento de viagens mais acessível e eficiente, e reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e a modernização dos serviços públicos.