Geral Piauí
Sefaz recebe especialistas do Banco Mundial para tratar sobre o Progestão Piauí
O objetivo é realizar um levantamento destinado a analisar todas as possibilidades de controle de gastos e melhor utilização dos recursos públicos.
17/07/2024 22h26
Por: admin Fonte: Secom Piauí

De 17 a 19 de julho, a equipe da Superintendência de Gestão (SUGEST), por meio Unidade de Gestão de Projetos de Investimento e Desenvolvimento (UNIGEP), tem a missão reunir-se com especialistas do Banco Mundial (BIRD), na Secretaria de Fazenda (Sefaz). O objetivo é realizar um estudo e levantamento destinado a analisar todas as possibilidades de controle de gastos e melhor utilização dos recursos públicos.

Continua após a publicidade

Durante os três dias de consultorias, os especialistas do Banco Mundial trabalharão em conjunto com as equipes para analisar termos de referência, orçamentos, processos licitatórios, compras públicas, fluxos internos e documentos técnicos. Esse esforço colaborativo visa alinhar estratégias e implementar orientações práticas que aprimorem a gestão pública no estado do Piauí de maneira eficiente e transparente.
 
Segundo Cristovam Cruz, superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda e coordenador do Progestão Piauí, este projeto é crucial para a melhoria da gestão dos recursos públicos no Piauí. “E é por isso que estamos empenhados em trabalhar e estreitar a colaboração com os especialistas do Banco Mundial para garantir que todas as etapas sejam realizadas com a máxima eficiência e transparência, sempre capacitando nossos servidores para entregar um trabalho de excelência", disse.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto beneficia diversas secretarias, como a Secretaria de Saúde (Sesapi), a Secretaria de Administração (Sead), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), a Previdência Estadual (PiauíPrev), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Cada uma dessas unidades implementadoras receberá orientações específicas para melhorar a eficácia e a alocação dos recursos, garantindo um retorno positivo para a população.

O estado do Piauí foi o primeiro do Brasil a formalizar com o Banco Mundial (BIRD), um acordo de empréstimo para investir no Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado (Progestão Piauí). Este acordo visa promover a eficiência na gestão financeira do estado e garantir que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível.

O compromisso do estado do Piauí com a otimização dos gastos públicos e a melhoria da eficiência fiscal é um passo significativo para assegurar que os recursos sejam empregados de forma responsável, promovendo o desenvolvimento sustentável e beneficiando diretamente a população piauiense.