A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio das equipes de saúde das unidades prisionais, realizou, nos dias 15 e 16 deste mês, o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nos internos da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, e da Penitenciária Regional Maria de Cota, em Oeiras.
A ação teve o objetivo de diagnosticar e prevenir as ISTs, HIV/AIDS- hepatite B e C, sífilis e VDRL. Em parceria com o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), foi feita a coleta sorológica em 95 internos, em Oeiras, e em 81 internos, em Picos.
O serviço de psicologia da Penitenciária José de Deus Barros também realizou palestra educativa alusiva à campanha Julho Amarelo, que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Segundo a gerente de Saúde Prisional da Sejus, Jacklene Menezes, as equipes multidisciplinares sempre realizam testagens nos internos. “Essa foi uma ação recente nessas unidades de Oeiras e Picos, mas a testagem sempre é realizada em todo o sistema prisional do Estado”, destaca a gestora.