A Escola de Saúde Pública do Piauí (ESPPI) realizou, nessa quinta-feira (18), a solenidade de colação de grau dos formandos do Curso Técnico de Órtese e Prótese de 2023. O evento, realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), simboliza a conclusão de uma etapa importante na vida desses novos profissionais, que agora estão preparados para contribuir com a saúde pública do Piauí.
Segundo Leila Santos, superintende de Atenção Primaria à Saúde e Municípios da Sesapi, o Curso Técnico de Órtese e Prótese representa uma melhor qualidade no atendimento para quem precisa. "A Escola de Saúde Pública do Piauí é fundamental na formação de profissionais capacitados. Esse é um momento importante para nosso estado, pois, essa é a primeira turma desses profissionais, que serão importantes na produção, na adaptação e na manutenção de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção que são equipamentos tão importantes na vida de pessoas com deficiência no nosso estado”, ressaltou a gestora.
O formando Flávio Domingo da Silva expressou a satisfação de ter participado dessa primeira turma. “O curso proporcionou uma troca de experiências com pessoas de outros estados, onde aprendemos novas técnicas e tiramos dúvidas. Isso é gratificante e vai nos proporcionar mais segurança e conhecimento para atender o nosso paciente da melhor forma. Estou grato por ter participado desse curso e espero participar de outros”, diz o aluno.
A escola
A Escola de Saúde Pública do Piauí tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, buscando qualificar profissionais de saúde, gestores e usuários que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é vinculada à Superintendência de Gestão de Administração e à Diretoria de Unidade de Gestão de Pessoas.
A instituição integra a Escola Técnica do SUS (ETSUS) da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi). Além disso, a ESPPI funciona em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), potencializando as ações educativas.
Maria de Jesus Dias de Araújo, pedagoga e sanitarista, gerente da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí, destacou a importância dos cursos oferecidos pela instituição. "A formação de trabalhadores do SUS deve ser contínua e permanente, e é fundamental para a melhoria dos serviços de saúde ofertados à população. Os cursos da ESPPI visam à valorização dos trabalhadores na busca pelo conhecimento e a transformação da prática do fazer cotidiano, resultando na oferta de serviços eficientes e eficazes e o fortalecimento do SUS", afirmou a gestora.