Aperfeiçoar os conhecimentos dos servidores está entre os focos da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Nesta terça-feira (23), funcionárias da empresa concluíram o curso de Libras, na versão intermediária, do Programa Entenda Minhas Mãos.
O programa foi criado pelo Governo do Piauí com a finalidade de capacitar servidores que trabalham diretamente com atendimento ao público, tendo como meta garantir a inclusão das pessoas surdas que precisam de acessibilidade nos espaços da administração estadual.
Natália Góes, chefe de gabinete da Emgerpi,disse que ao participar do programa percebeu a importância de saber como se comunicar com uma pessoa surda. “Hoje terminei o curso de Libras versão intermediária e me sinto mais segura para conversar com pessoas surdas, compreender suas necessidades, saber o que elas precisam e ajudá-las no dia a dia. Me sinto mais preparada para atender as demandas da empresa. Bom seria se todas as pessoas tivessem interesse de aprender essa linguagem tão importante para inclusão social”, completa a servidora.
Daniele Machado,coordenadora de Treinamento da Emgerpi, explica que a estatal vem trabalhando para ofertar as melhores opções de cursos e treinamentos que os órgãos ou instituições do Estado vêm disponibilizando para os servidores que buscam inovar suas habilidades de trabalho, seja na versão presencial ou virtual.
“É de suma importância que todos os nossos funcionários possam aproveitar essas oportunidades de qualificação, com isso teremos impacto diretamente na qualidade da prestação dos nossos serviços. Aprender novas habilidades e competências nos traz motivação, além de entender que estarmos contribuindo com uma das principais missões da Emgerpi, cujo foco é a gestão de pessoas”, falou a gestora.
Daniele Machado parabenizou as colaboradoras Rayanne Reis, Maressa Dálet e Natália Góes pela conclusão da segunda etapa do programa em comuniçação de sinais que, na primeira etapa, já capacitou mais 40 servidores de 24 órgãos estaduais.
O Programa Entenda Minhas Mãos é uma iniciativa da Secretaria para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Administração do Piauí (Sead). A iniciativa ficou entre os três projetos finalistas na categoria Gestão de Pessoas do Prêmio Espírito Público 2024. Os nomes dos vencedores nesses projetos serão divulgados dia 24 de julho.
A Emgerpi está atuando para qualificar pessoas e por isso é parceira da Sead, por meio da Escola de Governo, e demais órgãos que garantem ações para a formação e aprendizagem profissional dos servidores estaduais.