Educação Piauí
Inovação na Educação: 15 projetos criados nas escolas da rede estadual vão brilhar na Expo Favela Innovation 2024
Expo Favela Innovation 2024 será realizada nos dias 2 e 3 de agosto, em Teresina.
30/07/2024 12h17
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Quinze projetos inovadores criados pelos estudantes das escolas públicas estaduais serão apresentados na Expo Favela Innovation 2024, que ocorre nos dias 2 e 3 de agosto, em Teresina. São projetos desenvolvidos na Escola Indígena Estadual, apresentados no Seduckathon e também idealizados em outras escolas da Rede Estadual de Ensino.

Continua após a publicidade

As iniciativas apresentadas pelos estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) buscam impactar positivamente a educação em suas comunidades, e foram selecionadas entre os 266 trabalhos criativos inscritos na feira. 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a participação dos estudantes na Expo Favela é mais uma oportunidade para mostrarem seus talentos e capacidades. “A Expo Favela Innovation 2024 será uma oportunidade única para conhecer mais sobre essas iniciativas, trocar ideias com os criadores e celebrar a inovação que está moldando o futuro das escolas e estudantes Seduc”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os empreendimentos selecionados envolvem as áreas de tecnologia com uso de inteligência artificial, artesanato, têxtil, organização pessoal, orientação educacional e outras. Selecionados: AEE Buddy; Conselheiro Virtual; Connect School Bus; Seduc Guard; Teacher Talk; Panda; Projeto Kakau; Easy Day; Sustainable School Feeding; Coleção "Carnaúba; Feira do Empreendedor da UEVP; Oportunijovens; Força, Empreendedorismo e Foco; Arte indígena “Originárias da Terra”; e Desfile indígena ancestral.

A etapa estadual da Expo Favela Innovation será realizada no Sesc Cajuína, em Teresina, para os empreendedores piauienses. A programação inclui exposições, palestras, workshops, rodas de negócios e outras atividades.

Conheça os projetos selecionados para a Expo Favela

1- Exposição de arte indígena “Originárias da Terra” –Coleção de esculturas de mulheres indígenas que falam sobre a memória, tradições, grafismos e outras cenas do cotidiano. A exposição integra o projeto Ikatu Axé que incentiva a multiplicidade de experiências dos povos, as suas representações culturais.

2- Desfile indígena ancestral –A memória do povo Warao e Guajajara são expostas em coleção com pinturas em roupas, biojoias, artesania de tramas, adereços de miçangas de produtos extraídos da floresta e desenhos produzidos por alunos do Ceti Oka Ka Inaminanoko e indígenas da Aldeia Ukair.

3- AEE Buddy -A equipe de estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, de Parnaíba, vai apresentar o premiado projeto de assistente digital que auxilia na identificação de comportamentos e emoções em sala de atendimento educacional especializado.

4- Conselheiro Virtual -Do município de Pio IX, o time do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio vai apresentar projeto de saúde mental na escola. A plataforma digital conecta estudantes a conselheiros e orientadores educacionais, oferecendo orientação acadêmica e emocional.

5- Connect School Bus –A inovação dos estudantes do Ceti Maria da Conceição Salomé, de Teresina, envolve tecnologia no transporte escolar com o uso de aplicativo focado na geolocalização do ônibus escolar.

6- Seduc Guard -Criado pelos estudantes do Ceti Raimundinho Andrade, de Campo Maior, a solução para a segurança nas escolas une tecnologia e a comunidade escolar. A aplicação permite a comunicação rápida entre alunos, pais e a administração escolar em emergências.

7- Teacher Talk -Os estudantes do Ceti Paulistana irão apresentar a plataforma focada na colaboração entre professores, permitindo o compartilhamento de boas práticas e recursos pedagógicos com ênfase na formação docente.

8- PANDA –Programa de Administração de Nutrição Diária Alimentar, criado pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte), Teresina, visa à eficiência da alimentação escolar por aluno evitando desperdícios, além da especificidade alimentar.

9- Projeto Kakau –Os alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto desenvolveram um aplicativo/game infantil que estimula o raciocínio lógico de crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e que ajuda os pais em rotinas com diversas atividades.

10- Easy Day –O aplicativo de produtividade foi projetado no CEEP José Pacífico de Moura Neto para facilitar o gerenciamento de tarefas, de calendário e permite o acompanhamento e conclusão de tarefas, além de fornecer uma visão histórica do progresso dos usuários.

11- Sustainable School Feeding- Os estudantes do CEEP José Pacífico de Moura Neto criaram o sistema que facilita a distribuição, reserva e gestão das refeições com funcionalidades como gestão de ticket, porções de alimentação, gestão de desperdício, descarte responsável, cardápio nutritivo, entre outros.

12- Coleção "Carnaúba"– Com designs inovadores, a coleção de roupas criada por alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto celebra a carnaúba como um tesouro natural do Nordeste brasileiro, com destaque para o estado do Piauí. Enfatiza a árvore como fonte de identidade cultural, biodiversidade e na economia regional.

13- Feira do Empreendedor da UEVP- A equipe da U.E. Vila Paraíso irá demonstrar a Feira de Negócios da escola que busca estimular a criação de um ambiente favorável para ações empreendedoras com base na sustentabilidade.

14- Oportunijovens –No Ceja Gayoso e Almendra foi criada uma plataforma online para apoiar os estudantes em sua jornada pelo primeiro emprego com orientações para o mercado de trabalho, elaboração do currículo e entrevistas.

15- Força, Empreendedorismo e Foco –O projeto da U.E. Melvin Jones objetiva ações no âmbito do empreendedorismo para os estudantes incentivando a troca de experiências, discussões e aconselhamento.