A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) apresentou, nesta quinta-feira (1º), em audiência com o Procon/Ministério Público, o resultado de vistoria técnica realizada em 16 de julho, ao município de Simplício Mendes, sobre as amostras de água coletadas do sistema de abastecimento de água do município.
Para a realização das análises físico-química, foram coletadas amostras de água em cinco pontos da cidade. O relatório apontou que “o nível de qualidade da água distribuída na cidade de Simplício Mendes encontra-se dentro dos padrões aceitáveis de acordo com a portaria supracitada nº 888/2021- MS”, e que recomenda ainda, que sejam verificados se os dosadores de cloro estão funcionando corretamente, dado que os resultados das análises não apresentaram teores de cloro residual.
O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município possui três reservatórios em operação, sendo um elevado de 50 mil litros para atender especificamente o bairro Henrique Costa e mais dois reservatórios assentes no bairro Alto da Matriz para atender o restante da cidade.
“Recomenda-se que no bairro Alto da Matriz seja construído um reservatório de, no mínimo, 50 mil litros de volume para distribuição específica nas residências deste bairro, com a finalidade de regularizar o abastecimento de água”, diz o relatório.
As amostras foram analisadas no Laboratório de Análise Físico-Química pertencente e operado pela empresa Águas de Teresina, mediante convênio estabelecido com a Agrespi.
O relatório completo está disponível no site da Agrespi .