Educação Piauí
Seduc faz entrega simbólica de vistos para estudantes vencedores do Seduckathon nesta sexta-feira (2),
Entrega ocorre a partir das 12h, durante a programação da Expofavela, no Sesc Cajuína.
02/08/2024 11h47
Por: admin Fonte: Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realiza, nesta sexta-feira (2), a partir das 12h, a entrega simbólica dos 35 vistos para os professores e estudantes Seduc, vencedores do Seduckathon, que irão participar do intercâmbio educacional durante os meses de setembro e outubro nos Estados Unidos. A entrega simbólica ocorre durante a programação da Expofavela, no Sesc Cajuína.

Continua após a publicidade

O processo para retirada do visto estadunidense iniciou em julho, quando os vencedores do Seduckathon viajaram para Recife (PE) e foram submetidos a entrevista no consulado norte-americano. Toda a logística e custos para a retirada dos vistos foram assumidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Até a viagem, professores e estudantes participam de um curso intensivo em inglês, também promovido pela Seduc. Da mesma forma, os professores da Worcester Technical High School, instituição que receberá a comitiva piauiense, estão recebendo aulas de Língua Portuguesa uma vez por semana para garantir que todos se sintam acolhidos.

“Eu tinha um nível de inglês básico. Eu sempre vinha praticando antes do Seduckathon, mas agora estamos tendo o acompanhamento de professores da Seduc, professores muito bons, aulas intensivas todas as semanas e agora estou conseguindo conversar um pouco mais em inglês”, destacou Willian Rafael, aluno do 2º ano do Ensino Médio, Premem Norte.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Seduckhaton

O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que, em sua primeira edição, premiou os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).