Senado Federal Senado Federal
Jovens Senadores de 2024 tomam posse e iniciam atividades
O Senado diplomou e deu posse nesta segunda-feira (5) aos 27 jovens senadores da edição 2024 do programa da Casa voltado a estudantes do ensino mé...
05/08/2024 14h32
Por: admin Fonte: Agência Senado

O Senado diplomou e deu posse nesta segunda-feira (5) aos 27 jovens senadores da edição 2024 do programa da Casa voltado a estudantes do ensino médio de todo o país. Os participantes — um de cada estado e do Distrito Federal — venceram o concurso de redação, cujo tema deste ano foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia".

Continua após a publicidade

Os jovens escolheram sua própria Mesa para organizar os trabalhos, em cerimônia realizada no Plenário e conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O evento teve a presença também dos senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Damares Alves (Republicanos-DF).

O grupo — que participa, até sexta-feira (9), da Semana de Vivência Legislativa — terá como presidente Davi Baia Camilo, de Minas Gerais, e como vice-presidente, Emanuelle Lana Faria de Miranda, do Distrito Federal. Davi recebeu 13 votos e Emanuelle, 5.

Também foram eleitos como primeiro e segundo-secretários, respectivamente, os estudantes Miguel Morgiroth Partzlaff, do Mato Grosso do Sul, que obteve quatro votos, e Ana Cecília Moreira Santiago, da Bahia, com três votos.

Os integrantes da mesa de jovens senadores serão responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações e representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.

Presidência

Oriundo da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, em Juiz de Fora (MG), o presidente da edição 2024 do Programa Jovem Senador, Davi Baia Camilo, é orientado pela professora Ana Carolina de Oliveira Morgado. A vice-presidente do grupo, Emanuelle Lana Faria de Miranda, é matriculada no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte, em Taguatinga (DF), e é orientada pela professora Érica Correa Costa Lima.

Em um discurso emocionado, Davi falou da origem pobre e destacou o apoio da família, especialmente da avó, Maria Geralda Camilo, que morreu durante o processo de elaboração da redação por meio da qual o estudante venceu o concurso de redação do Senado.

— Aproveito esse momento para eternizar a memória da minha avó. Para um menino negro, estudante de escola pública, trabalhador que prioriza os estudos e vindo de um lugar tão longe estar aqui presidindo esse projeto tão grandioso é motivo de muita gratidão. Falamos tanto de democracia e hoje a vemos, na prática. Nossas decisões, ações e posicionamento têm impacto sobre tudo na nossa realidade e sobre o futuro que desejamos. É um cargo que exercerei com honra, altruísmo, prestando atenção na voz de todos, porque estamos aqui para mudar a realidade e para que outros possam também conseguir realizar seus objetivos — declarou o presidente.

Atividades

Os estudantes também terão suas próprias comissões temáticas, onde apresentarão e debaterão ideias legislativas, votando para aprovar ou rejeitar as proposições. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e passarão a tramitar. Se forem acatadas por senadores, poderão até virar lei.

Paim parabenizou os jovens e destacou a defesa permanente dos direitos humanos que ele sempre instiga como parlamentar. O senador ressaltou a necessidade de investimento maciço na educação para que o Brasil tenha uma juventude preparada e pediu que os estudantes firmem compromisso com os valores que impulsionaram a democracia e a justiça social do país. O parlamentar aconselhou os participantes do programa a agirem sempre com coragem e ousadia e sugeriu que cada um se dedique plenamente às causas nas quais acreditam. Além disso, Paim pediu que os participantes do programa repassem a experiência adquirida no Senado aos demais colegas de suas escolas.

— Acreditar na juventude é preservar o sonho permanente por um Brasil gigante — consta lá no nosso Hino Nacional —, é potencializar as raízes mais importantes do nosso país, é universalizar a boa luta e as grandes causas. Eu sempre digo que um homem e uma mulher que não têm causa, não entenderam ainda a razão da sua própria vida. Nós temos que ter causas para melhorar a qualidade de vida de todos. Fui eleito pelo Rio Grande do Sul, fui constituinte e tenho orgulho de dizer que fui presidente de grêmio quando estudante. Minha atuação é pautada por um compromisso inabalável com todas as formas de direitos humanos e com a democracia. Sem ela, vocês [jovens senadores] não estariam aqui — declarou Paim.

Damares Alves considerou enriquecedora para os jovens a chance de conhecer o Senado e de participar do processo legislativo. Ela ressaltou que a programação é especial para todos os parlamentares. A senadora frisou ainda que o Jovem Senador é uma iniciativa "frutífera", que ajuda a gerar novas gerações de políticos do país.

— Vocês estão participando do programa num momento histórico: os 200 anos do Senado. Sejam todos bem-vindos. Esse programa é incrível e vocês já são todos vitoriosos. Nos ajudem a unir esta nação, que é tão espetacular e tão incrível. Nos ajudem, falem com a gente, mandem as ideias de vocês, provoquem a gente, nos aplaudam quando a gente acertar, mas tenham também a coragem de nos criticar quando a gente errar. Nos ajudem a cuidar do Brasil — disse a senadora.

Programa anual

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Participam alunos do ensino médio da rede pública selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília.

O Senado custeia todos os gastos necessários para a execução do programa. O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.

A edição de 2024 teve a participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas. Dos selecionados, 15 são meninas e 12, meninos, com idades entre 15 e 18 anos. Mais de 80% vivem em cidades do interior. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganha um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanham os estudantes a Brasília e recebem notebooks.

O encerramento da edição de 2024 do programa está marcado para as 9h da sexta-feira (9), no Plenário do Senado. Na sessão, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.

Conheça os jovens senadores de 2024 e seus professores

Estado

Aluno

Professor orientador

Acre

Eglaíny Inácio da Silva

Elisângela Oliveira Silva

Alagoas

Priscila Araújo Alves

Judy Catharina Barreto Moraes Cavalcante

Amapá

Gabriel Oliveira da Silva

Mércia Ferreira de Souza

Amazonas

Suanny Silva de Almeida

José Carlos Ferreira dos Santos Tuma

Bahia

Ana Cecília Moreira Santiago

Emília Oliveira Rios de Lima

Ceará

Maria Eduarda Sousa Rodrigues

Francisco Dalvan Linhares de Sousa

Distrito Federal

Emanuelle Lana Faria de Miranda (Vice-presidente)

Érica Correa Costa Lima

Espírito Santo

Antônio Luiz Zani de Souza

Raphael Barreto Goes Coutinho

Goiás

Leandro Simões Cândido Júnior

Henrique Ferreira Roque

Maranhão

Wemilly Vitória Leda Dias

Adail Ribeiro França

Mato Grosso

Leticia Pimenta Mageski

Joana Maria Santana Rosalino

Mato Grosso do Sul

Miguel Morgiroth Partzlaff

Izabel de Menezes Noia Schultz

Minas Gerais

Davi Baia Camilo (Presidente)

Ana Carolina de Oliveira Morgado

Pará

Renan Bastos Nogueira

Amanda Evelin da Silveira Carneiro

Paraíba

Daniel Cristóvão da Silva

Daniel Soares Dantas

Paraná

Brenda Yara Chaves Muniz

Helaine Maria Rolin Abelha

Pernambuco

Gabriela Inácio de Oliveira

Neide Maria Alves de Souza

Piauí

Pedro Lucas Martins Saboia Silva

Maria Deurene Batista Cavalcante

Rio de Janeiro

Kaylane Cristhina Gomes Bastos

Anny Magally Lugão de Lima Teixeira

Rio Grande do Norte

Heverton da Silva Rangel

Lianeide Mayara Bezerra Araujo

Rio Grande do Sul

Andriely Camargo de Oliveira

Gisele da Rocha

Rondônia

Karen Angelo Pinheiro

Julia Aparecida Garcia

Roraima

Jônathas Lima Nunes

Moises Bezerra Santos

Santa Catarina

Edailizi Larissa Lösch

Cristiane de Fátima Morais Zandonai

São Paulo

Manoela Oliveira dos Santos

Flávio Jorge Lima

Sergipe

Andrew Sander Felix de Aragão Pinheiro

Fabiana dos Santos Sabino

Tocantins

Hélio dos Santos Melo

Amanda Silva Martins