Geral Piauí
Governo declara utilidade pública do Cine Rex para construção de Escola de Cinema
A área do imóvel de 735,00 m² e perímetro de 112,00 m será destinada para instalação de uma Escola de Cinema.
06/08/2024 10h32
Por: admin Fonte: Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles assinou decreto em que declara a utilidade pública, para fins de desapropriação, o Cine Rex de Teresina, localizado na Avenida Senador Teodoro Pacheco, em frente à Praça Pedro II, centro.

Continua após a publicidade

Publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta segunda-feira (5), o decreto estabelece ainda que a desapropriação se dará pela via administrativa ou judicial. A área do imóvel de  735,00 m² e perímetro de 112,00 m será destinada para instalação de uma Escola de Cinema, que será vinculada à Secretaria de Estado da Educação.

Conforme decreto assinado pelo governador, a escola de cinema, com ênfase para o estabelecimento de Cinema de Rua, também visa assegurar a preservação e revitalização de um imóvel, considerado patrimônio cultural piauiense. O decreto declara ainda a urgência da desapropriação, para efeito de imissão provisória do Estado na posse da área a ser expropriada.

A Procuradoria-Geral do Estado vai adotar as providências necessárias para efetivação da desapropriação do Cine Rex, cabendo à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado da Administração o apoio técnico e logístico necessário ao bom e fiel cumprimento do decreto de desapropriação.

O cineasta Cícero Filho, diretor da comédia Ai Que Vida, considera a proposta de transformar o antigo Cine Rex em uma escola de cinema muito importante para formação de novos profissionais. "É louvável, porque no Piauí, temos carência muito grande de profissionais na área do audiovisual".

Segundo o Cícero, para fazer o longa-metragem "Babaçu Love" foi obrigado a importar profissionais de Fortaleza. "Temos uma demanda muito grande e com essa possibilidade de termos uma escola é de muita relevância, pois vai movimentar o centro de Teresina. Estamos festejando, pois o audiovisual forma público, dá engajamento, traz emprego e melhora a economia".