Com o objetivo de otimizar os processos de construção, a Seplan tem utilizado o Building Information Modeling (BIM), um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permite, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação ou instalação.
A ação faz parte do plano estadual de implementação de BIM para que seja padronizada a forma como projetos são geridos e executados, garantindo que todas as partes envolvidas, desde arquitetos e engenheiros até empreiteiros e órgãos reguladores, usem os mesmos padrões e práticas, reduzindo ainda a possibilidade de erros e discrepâncias, além de melhorar a eficiência dos projetos.
A primeira fase do projeto de reforma foi o levantamento do prédio existente com o uso de laser scanner. A tecnologia possibilita capturar uma vasta quantidade de dados em tempo reduzido e possibilita à equipe responsável pelo projeto e reforma obter informações detalhadas sobre a geometria do espaço, detalhes arquitetônicos e materiais existentes, essenciais para projetos de reforma bem-sucedidos.
As fases seguintes serão modelagem em 3D, elaboração de projetos complementares simultaneamente e levantamento de quantitativos e custos.
O uso da tecnologia BIM no processo de reformas promove projetos mais precisos, eficientes e econômicos, além de demonstrar um compromisso com a inovação tecnológica e a melhoria contínua na gestão pública.
O que diferencia o BIM da maneira atual de projetar é que o projetista deixa de usar apenas linhas em 2D e passa a ter objetos e parâmetros bem definidos, com 3D e informações de acabamentos, dimensões e localização exata de cada estrutura.