Geral Piauí
Equipe da Seplan participa do "Dia das Operações", em Brasília
O objetivo do evento, que ocorreu nos dias 6 e 7 agosto, foi promover o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências entre projetos apoiados...
08/08/2024 12h48
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participou, em Brasília, do "Dia das Operações", organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do evento, que ocorreu nos dias 6 e 7 agosto, foi promover o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências entre projetos apoiados pelo BID.

Continua após a publicidade

A equipe da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (SUTEF) estava entre os cerca de 100 representantes de 25 programas financiados pelo BID em 14 estados, além de analistas da instituição financeira. O evento contou também com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O diretor das Operações de Crédito Externas da SUTEF, Célio Pitanga, destacou que a participação no evento foi de grande importância para o Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que é executado em parceria com o BID no Piauí. Ainda segundo ele, o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências ocorrido nos dois dias permitiu à equipe do PSI obter conhecimentos valiosos sobre as melhores práticas de gestão de projetos e impactos sociais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Um dos diferenciais da edição é que ela ocorreu no contexto da BID Impact+ - nova estratégia do BID que busca dar mais ênfase nos impactos e resultados alcançados pelos projetos e programas do BID. Nesse contexto foram sendo abordados temas como integridade, ESG (sigla em inglês para gestão Social, Ambiental e de Governança), a nova Lei de Contratações, além de uma oficina de storytelling (prática usada na publicidade para difundir conteúdos por meio de narrativas envolventes).

Além disso, a integração com outros projetos e analistas do BID fortaleceu a rede de apoio e colaboração, essencial para superar desafios e otimizar a execução do PSI. “Os temas discutidos, como ESG e storytelling, são particularmente relevantes para o PSI, pois oferecem ferramentas e estratégias para aprimorar a comunicação e a implementação das ações que envolvem a sustentabilidade ambiental no estado do Piauí”, finalizou Célio Pitanga.