O secretário Washington Bandeira marcou presença na Oficina sobre Estratégia de Gestão Escolar Para Equidade Racial, evento realizado nesta quinta-feira (8), em Teresina, e voltado para os Coordenadores, Técnicos de Ensino e Gestores da 18º Gerência Regional de Educação (GRE).
A oficina é uma das 11 ações do Educar Para Respeitar, programa que visa fornecer documentos orientadores, palestras e oficinas voltadas para a Educação Antirracista com foco na Religiosidade e Cultura, aquisição de livros didáticos voltados para as temáticas em Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Indígena, Quilombola, Educação do Campo e Educação Inclusiva, Formação Continuada e Seminários.
O evento abordou a importância da equidade racial entre os profissionais da educação, capacitando-os para realizar diagnósticos, planejar, executar ações, reformular currículos e compartilhar práticas pedagógicas.
Washington Bandeira frisou que o Programa quer garantir a qualidade da educação com equidade racial. “A Educação é acesso, permanência e qualidade e o Programa é transformador e necessário. Com as ações do Educar Para Respeitar, vamos continuar cuidando dos nossos jovens e realizando ações que visam a equidade racial e grandes oportunidades para todos”, destacou o gestor.
A superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, completou, destacando que educar é dar oportunidades para o estudante aprender as disciplinas, mas também a conviver em sociedade, respeitando as diferenças.
“A gente tem os pilares do conhecimento, que são aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver com os outros. O nosso papel é educar para a vida e dar melhores oportunidades para um futuro melhor”, finalizou.