O Módulo Circulante do Festival de Teatro Lusófono será realizado de 22 a 25 deste mês, no Espaço Cultural Renato Russo e na Embaixada de Portugal em Brasília. Neste ano, o evento chega à 15ª edição e, além da tradicional programação em Teresina, no período de 26 a 31 de agosto, a capital federal também vai receber espetáculos de três continentes, durante quatro dias de programação.
Em Brasília, a abertura oficial será com “Caim – leitura dramatizada”, adaptação do célebre romance de José Saramago pela Prólogo Produções Artísticas, do Rio de Janeiro. Na montagem, todos os personagens do livro são interpretados por um único ator, Henri Pagnoncelli. Na mesma noite, o ator português António Revez, da Companhia Lendias d’Encantar, sobe ao palco com o espetáculo “No Limite da Dor”.
“O FestLuso tem por objetivo promover a integração do teatro de língua portuguesa produzido nos diferentes países lusófonos. Nesta data tão importante, quando celebramos 15 anos de festival, conseguimos ampliar nosso alcance e chegamos também a Brasília. Ao encerrar a programação na capital federal, começamos as apresentações em Teresina”, declara Francisco Pellé, curador do evento.
O Festival de Teatro Lusófono realiza um importante trabalho de intercâmbio e de aproximação entre criadores, produtores e artistas de diversos países de língua portuguesa como Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Brasil.
“O FestLuso é único. Apenas o Piauí consegue reunir diversos países da língua portuguesa por meio do teatro. E agora, com essa expansão do festival para Brasília, só reafirma o quanto esse intercâmbio entre os países, por meio da arte, é bem aceito. O Grupo Harém está de parabéns pela iniciativa de levar o nome do teatro piauiense ainda mais além. Que seja mais uma edição de sucesso e vida longa ao Festival de Teatro Lusófono”, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.
O Festluso tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Lei Paulo Gustavo e governo federal, além da Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet. O evento é uma realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções.
Programação - Módulo Circulante em Brasília
22 de agosto
18h - abertura Oficial
Espetáculo Caim – Leitura Dramatizada (Rio de Janeiro)
Local: Embaixada de Portugal
20h - Espetáculo: No Limite da Dor (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo
23 de agosto
20h - Espetáculo: Confiando Confinado (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo
24 de agosto
20h - Espetáculo: Amílcar Geração(São Tomé e Príncipe)
Local: Centro Cultural Renato Russo
25 de agosto
18h - Espetáculo: Segredo do Rio (Portugal)
Local: Centro Cultural Renato Russo