A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten) realizam, nesta quinta-feira (15), o seminário "Inteligência Artificial para o Cuidado Integral aos Pacientes" em alusão à Semana Nacional das Leishmanioses. O evento ocorre no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Além de promover o alinhamento conceitual sobre as leishmanioses visceral e tegumentar, o seminário também abordará temas como conceitos clínicos, epidemiologia, diagnóstico, estratégias de controle e a organização do atendimento aos pacientes em diferentes níveis de complexidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link: https://www.even3.com.br/semanaleishmaniose2024/ .
“Convidamos todos os municípios e regionais de saúde, porque essa é uma endemia de grande difusão e que trabalhamos no estado. Faremos essa discussão com os gestores municipais, com mesas temáticas e palestras, para empoderar os municípios a se organizarem no enfrentamento dessa endemia”, destaca Inácio Lima, técnico da área de vigilância em saúde da Sesapi
A Semana Nacional das Leishmanioses foi instituída em 2012 e visa estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da doença que se divide em tegumentar americana, quando acometem a pele e as mucosas, e em visceral (ou calazar), quando afeta órgãos internos.