O presidente da Fapepi, João Xavier, participa, nessa segunda (13) e nesta terça-feira (14), como representante do Governo do Piauí, do encontro do Comitê Gestor do projeto CITinova II, um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente - Global Environment Facility (GEF) com o objetivo de promover o planejamento sustentável metropolitano integrado e de investimentos em tecnologia urbana inovadora no Brasil.
A primeira fase do programa viabilizou a criação de projetos-modelo em Brasília (DF) e no Recife (PE). Agora, três concentrações urbanas de médio porte são alvo das ações do CITinova: a região metropolitana de Belém (PA), a região metropolitana de Florianópolis (SC) e a Região Integrada de Desenvolvimento de Teresina, que abrange municípios do Piauí e do Maranhão.
A Ride de Teresina envolve 14 municípios do Piauí e o município de Timon, no Maranhão.
Implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNuma) e pelo Fundo da Biodiversidade (Funbio), o projeto atua no fortalecimento da ação conjunta dos municípios de cada região apoiada com a criação de arranjos governamentais para o enfrentamento de desafios comuns, bem como implementar projetos-piloto que demonstrem a viabilidade social, econômica e ambiental de soluções urbanas sustentáveis integradas.
O presidente da Fapepi, João Xavier, participa como representante do Governo do Estado no Comitê Gestor da Ride Teresina, responsável pela governança operacional do projeto. Também marcam presença no encontro, Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, representando a capital piauiense; Dorgilan Santos, secretário municipal do Planejamento, representando o município de Timon; e a coordenadora técnica regional do projeto, Luciene Cardoso.