Com a proposta de mesclar aprendizagem e diversão, a Revisão Pré-Saeb na Estrada 2024 desembarcou, nesta sexta-feira (23), no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, em Altos, onde reuniu cerca de 800 Estudantes da rede estadual de ensino pertencentes à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE).
Representando as escolas estaduais dos municípios de Alto Longá, Altos, Beneditinos, Coivaras, José de Freitas, Novo Santo Antônio, Pau D’Arco do Piauí e Prata do Piauí, os alunos disputaram uma competição de conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
“As aulas são muito legais e são importantes para que a gente possa aprender cada vez mais Português e Matemática e, principalmente, para que nos destaquemos no Saeb, no Saepi e no Enem. Nossa escola está entre as melhores do Ideb e vai receber uma premiação por isso”, afirmou Tauanny Ravenna Campos, Estudante do Ceti Rama Boa e Medalhista de Ouro da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc Lem).
O secretário Washington Bandeira ressaltou o ineditismo da iniciativa e os frutos colhidos no Enem e Ideb, logo após a implementação das revisões para os Exames. “Essas revisões Pré-Saeb, geralmente, acontecem apenas no ano da prova. É um trabalho inédito, que iniciou no ano passado, e neste ano nós estamos antecipando. Como resultado, nós tivemos o melhor resultado da Seduc no Enem, com mais de 7 mil aprovações, e o melhor resultado da história da Seduc no Saeb e Ideb, com o quarto lugar a nível nacional e o melhor do Nordeste”, lembrou o secretário.
Para a disputa dos games, os estudantes foram divididos em duas equipes. Os jogos de perguntas e respostas rendiam pontos à equipe vencedora e foram elaborados com o objetivo de instigar os alunos a desafiarem seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“Nós queremos mais. Por isso, estamos antecipando as revisões do Saeb. Vocês levarão o Piauí ao primeiro lugar do Ideb. Além de melhorar o ensino diariamente, estamos realizando as revisões para fortalecer a aprendizagem e conhecimentos de vocês nestas disciplinas base”, finalizou Bandeira.
SOBRE O SAEB
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são aplicadas em todo o território brasileiro, nos 5.700 municípios do país.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na Rede Pública e em uma amostra da Rede Privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.