21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Queiroga diz ser contra a quebra de patentes das vacinas contra covid

Medida tiraria o direito intelectual das fabricantes sobre as vacinas, o que poderia facilitar acessos aos produtos em todo o mundo

06/05/2021 às 18h05
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (6) durante seu depoimento na CPI da Covid que é pessoalmente contra a quebra de patentes das vacinas contra a covid-19. A medida, que tiraria o direito intelectual das fabricantes sobre as vacinas, poderia facilitar a produção das doses, ao permitir a transferência de tecnologia sem contrapartida financeira.

O ministro respondeu após pergunta do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que o perguntou se ele era a favor ou contra a quebra de patentes. "Em relação às vacinas, sou contra", respondeu brevemente o ministro. 

A posição de Queiroga é a mesma do governo federal que, por enquanto, é contrário à proposta. O ministro das Relações Exteriores, porém, já afirmou que o Brasil pode mudar de posição, depois dos EUA anunciarem apoio ao movimento. 

Queiroga, no entanto, contemporizou ao ser questionado se a sua posição pessoal seria mantida. "Eu não sou especialista nesse tema, eu tenho receio que essa medida pode prejudicar de alguma maneira o rito de entregas de vacinas para o Brasil. Mas é um tema que a OMS também discute e temos que evoluir no entendimento dessa matéria, que ela é acessível", disse. 

A quebra de patentes foi proposta pela Índia e África do Sul na OMC (Organização Mundial de Comércio), o que já é apoiado por mais de 100 países. Com a entrada do governo Joe Biden, nos EUA, a pressão pela proposta cresceu também em outros países.

Nas primeiras horas da manhã, a União Europeia (UE) também disse que estaria do mesmo lado dos americanos. Perto do meio-dia, porém, o governo alemão, de Angela Merkel, se opôs à quebra de patentes das vacinas contra o coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.