Seis estudantes e dois professores orientadores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Luís Teixeira, do município de Luzilândia, estão participando da 54ª Jornada de Foguetes, evento que está sendo realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Ao todo, 39 alunos do ensino médio do Piauí, divididos em 13 equipes, garantiram vaga na competição após se destacarem na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), alcançando lançamentos superiores a 250 metros nas fases classificatórias. Cada turma possui uma convocação em datas diferentes para participar do evento no Rio de Janeiro.
As duas equipes piauienses da turma 3 estão reunidas no Hotel Fazenda Ribeirão, desde segunda-feira (9), e as atividades seguem até esta quinta-feira (12), com novas oportunidades de lançamentos e trocas de experiências entre os participantes.
As equipes do Piauí estão entre as melhores do país, competindo ao lado de estudantes de diversas regiões do Brasil. Essa participação reforça o compromisso do Governo do Piauí com o incentivo à ciência e tecnologia entre os jovens, destacando o potencial dos alunos na área aeroespacial.
“A nossa participação teve o apoio total do Governo do Estado, por meio da Seduc, dos nossos professores e da nossa escola. Expressamos imensa gratidão a todos. Foram quatro dias intensivos de eventos, com oficinas para confecção de diversos níveis de foguetes, palestras e lançamentos de foguetes pelos estudantes e pelos professores. Tudo isso forma uma experiência incrível e memorável. O sentimento é de gratidão porque a educação faz a gente acreditar que cada sonho é possível”, afirmou a aluna.
Aonny Mayra faz parte da equipe composta pelas estudantes Maria Santos Resende e Mirelen Araújo e que tem como orientador o professor Francisco Lopes da Silva. A segunda equipe que representa o Piauí no evento é composta por Luís Felipe Cunha, Isailton Nascimento e William Braga, sob a orientação do professor Fernando Alves de Sousa.
“A participação dos nossos estudantes na 54ª Jornada de Foguetes é motivo de grande orgulho para todo o estado do Piauí. Isso reflete o compromisso da Seduc com o incentivo à ciência e à tecnologia, além de destacar o talento e o potencial dos nossos jovens em áreas tão estratégicas como a aeroespacial”, parabenizou Washington Bandeira, secretário da Educação.
A Jornada de Foguetes é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento oferece uma oportunidade única para os jovens colocarem em prática seus conhecimentos em astronáutica e ciências afins, ao lançarem seus foguetes publicamente em um ambiente de cooperação científica.
Seduc Olímpica
A Seduc realiza o acompanhamento sistemático dos estudantes da Rede Estadual nas mais diversas competições do conhecimento, por meio do Projeto Seduc Olímpica, que no último ano lançou a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes. A competição tem por objetivo fomentar o interesse dos estudantes pelas áreas de astronáutica, física, astronomia e, em particular, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.