Escola de Governo promove seminário sobre a diversidade e inclusão LGBTQIAPN+ no serviço público
Evento promove reflexão sobre desafios e oportunidades para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.
13/09/2024 20h12
Por: adminFonte: Secom Piauí
Nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou o Seminário “LGBTQIAPN+ do Piauí: desafios e oportunidades para promover a diversidade e a inclusão no serviço público”. O evento contou com a participação de servidores e servidoras do governo estadual e teve como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão no serviço público, além de discutir desafios e oportunidades para a criação de um ambiente de trabalho mais justo e equitativo para toda a comunidade.
O secretário da Sead, Samuel Nascimento, que estava presente no evento, destacou a importância de debates como esse no serviço público. “Estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão no serviço público, e a realização deste seminário é mais um passo importante nesse caminho. É fundamental que todos os setores da sociedade estejam representados e que possamos discutir os desafios e oportunidades para a promoção da igualdade de direitos para a comunidade LGBTQIAPN+ no Piauí."
Continua após a publicidade
A gerente de Aperfeiçoamento da Alta Gestão da Escola de Governo, Eduarda Lessa, ressaltou a importância dessa discussão. “É importante discutirmos as políticas, as práticas de referência que a gente tem no estado e também entender como a gente pode fazer mais e melhor para uma comunidade que muitas vezes teve a margem da tomada de decisão e que a gente quer trazer para o centro dessas discussões. Vai ser um bom seminário e que essa seja só uma sementinha plantada para a gente continuar discutindo atividades políticas e programas de acolhimento e de inclusão e de respeito a essa comunidade”, relatou.
O seminário abordou temas cruciais para a promoção da diversidade e inclusão, como aborda a coordenadora da Rede Atendimento da Secretaria de Estado das Mulheres, Jahyra Kelly, uma das debatedoras do seminário. “Falar sobre gênero, reconstruir as questões de gênero e, acima de tudo, enfrentarmos as violências de gênero no nosso estado é um princípio que deve ser seguido por todas as secretarias e gostaríamos de mais uma vez reforçar. Sempre falar sobre gênero é relevante para a nossa sociedade, tanto no enfrentamento com relação às violências contra as pessoas LGBTQIAPN+, quanto com relação às violências contra as mulheres”, afirmou.
Também fez parte da mesa de palestrantes Joseane Borges, diretora de promoção da cidadania LGBTQIA+ da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc). “Nós também merecemos respeito, dignidade e principalmente merecemos locais de empoderamento, onde a nossa população possa ter o direito de viver garantido e, aqui no estado do Piauí, nós fazemos formações e principalmente trazemos para a nossa população sobre os direitos, porque aqui tem lugar para lgbt,” relata a palestrante.