A Secretaria Estadual da Fazenda lançou, nesta quinta-feira (19), o Programa de Preparação para Aposentadoria dos Servidores da Sefaz (PPAS), que visa contribuir com a preparação dos servidores que vão se aposentar, por meio da promoção de atividades e cuidados com o bem-estar físico e psicológico, objetivando valorizar e reconhecer os serviços prestados por estes servidores em prol da instituição e do desenvolvimento do Estado.
Por meio desse programa, além do suporte emocional e psicológico para que os servidores possam enfrentar essa nova fase da vida com serenidade, também serão oferecidas palestras e orientações personalizadas, para incentivá-los quanto ao autoconhecimento e desenvolvimento de novos projetos de vida.
“Muitos servidores temem se tornar inúteis, perdem perspectivas e podem até sofrer com problemas psicológicos, como a depressão. Nesse contexto, o programa visa ajudar os servidores a se prepararem melhor para esta mudança, de maneira proativa e positiva. E, principalmente, mostrar que é possível viver bem em qualquer fase da vida”, comenta a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, Domiciana Camargo.
Como parte das ações do programa, nesta quinta-feira (19) a Secretaria da Fazenda levou um grupo de 13 servidores, que já podem se aposentar, para realizar um passeio no Parque da Cidadania, no bairro Cabral, em Teresina.
“Gostaria de parabenizar a gestão da Escola Fazendária por essa iniciativa porque tenho 40 anos de Sefaz e é a primeira vez que vejo acontecer isso na minha vida”, comenta o servidor Fazendário Sérgio Resende, que é Agente Estadual de Tributos e ficou muito feliz por participar do programa.
Na ocasião, os servidores ouviram palestras, receberam orientações personalizadas e individuais, praticaram atividades físicas, lancharam e participaram de dinâmicas em grupos. A equipe multidisciplinar, que está à frente do projeto, também orientou, na ocasião, que a aposentadoria não deve significar o fim, mas um novo começo, uma nova fase, com oportunidade para que aprendam a lidar com as dificuldades e momentos interpessoais.
“Estamos aqui iniciando o programa, com muito amor e disposição, trouxemos uma equipe formada por psicólogo, nutricionista e educador físico para que esses servidores se sintam bem à vontade, acolhidos e bem preparados, emocionalmente, fisicamente e psicologicamente”, afirma a Supervisora do Programa de Qualidade de Vida da Sefaz, Patrícia Melo.
O evento contou ainda com a presença da Superintendente da Controladoria-Geral do Estado, Amparo Esmério. “Este projeto é ótimo, hoje saímos do âmbito do trabalho e os servidores receberam uma orientação psicológica, o que é importante para que eles possam conviver com a ideia que um dia vão se aposentar. Um dia vamos deixar de trabalhar, mas não é necessário ficarmos acomodados, só em casa. Devemos procurar outro trabalho ou outro ritmo de vida para curtir bem a velhice”, afirma a Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério.
Além de contar com passeios externos, o programa também envolve atividades lúdicas, palestras formativas e informativas, exposição de mídias (vídeos e textos), debates e reflexões, além de dinâmicas em grupo. É destinado aos servidores da Sefaz que estão próximos de atingir o tempo necessário para aposentadoria ou já ultrapassaram o período mínimo de contribuição, mas ainda não se aposentaram.