Após pedido do Ministério da Justiça, enviado aos governos estaduais para que cada ente federativo envie bombeiros para ajudar no combate às queimadas que atingem o Pantanal e a Amazônia, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e do Corpo de Bombeiros, enviou militares que se encaixam no perfil da Força Nacional.
Os bombeiros do CBMEPI, entre sargentos, cabos e soldados, saíram de Teresina no último sábado (21), e devem chegar à cidade de Altamira, localizada na região do Vale do Xingu, mesorregião do Sudoeste paraense, na tarde desta terça-feira (24), local onde atuarão neste primeiro momento.
O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí frisa que, mesmo com a ajuda enviada à Força Nacional, o efetivo existente neste momento, junto aos mais de 850 brigadistas em todo o Piauí, não será afetado de nenhuma maneira, e segue atendendo as ocorrências solicitadas por todas as regiões do Estado e capital.
“Diante desse cenário de muitos incêndios e queimadas, fomos acionados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e, prontamente enviamos alguns militares que atuarão em Altamira do Pará. Por conta dessas catástrofes de incêndios em todo o Brasil, tem sido comum, que as forças dos Bombeiros de cada federação, prestem ajuda a outras regiões. Nossos homens atuarão no sentido de reforçar essa luta que não é somente nossa, dos militares, mas de todo o Brasil”, destacou Egídio Leite, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
Além do Piauí, os estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Paraíba, e Rio Grande de Sul, também confirmaram a ajuda. Os ofícios foram enviados pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
De acordo com dados do do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os bombeiros militares de todo o Brasil foram distribuídos em 20 municípios que registraram 85% de todos os focos de incêndio da Amazônia.