Nesta terça-feira (24), 40 alunos da 1ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dr. Francisco Luís de Macedo, localizado em Padre Marcos, na microrregião do Alto Médio Canindé, tiveram uma oportunidade única de vivenciar um passeio pedagógico na histórica cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí. A atividade faz parte do projeto "Turismo Escolar", uma iniciativa das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur).
O Projeto Turismo Escolar, que já ocorre nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí, agora oferece novas oportunidades para os estudantes explorarem destinos em todo o Piauí. Inicialmente, o programa levava os alunos para conhecerem apenas os pontos turísticos de suas cidades.
O passeio ofereceu uma experiência imersiva, proporcionando aos alunos o contato direto com o patrimônio cultural e histórico de Oeiras, cidade fundada em 1697 e reconhecida por sua rica arquitetura colonial. O Centro Histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil, foi o principal destaque do roteiro, que incluiu visitas à Igreja Nossa Senhora da Vitória, ao Palácio João Nepomuceno e ao Museu de Arte Sacra.
Os estudantes de Padre Marcos percorreram 160 quilômetros até a capital da fé e aprenderam sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e religioso da cidade. Na oportunidade, conheceram artesãos locais e as tradições culturais de Oeiras, como os famosos Congos de Oeiras, uma manifestação cultural e religiosa que faz parte da identidade da cidade.
O estudante Gabriel Oliveira, do Ceti Dr. Francisco Luís de Macedo, expressou sua alegria ao participar do passeio. “Eu nunca tive a oportunidade de participar dessa experiência de Turismo Escolar. Está sendo maravilhoso. Estou muito feliz e grato por essa oportunidade de aprender sobre a história do nosso Estado de uma maneira tão especial”, afirmou.
De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, o projeto "Turismo Escolar" também busca sensibilizar os jovens sobre a importância de preservar a memória e as tradições do estado, fortalecendo o sentido de pertencimento e identidade cultural.
“É uma iniciativa que amplia o horizonte dos nossos estudantes, proporcionando-lhes experiências práticas que complementam o aprendizado em sala de aula. Ao visitar cidades históricas como Oeiras, eles não só conhecem de perto o patrimônio cultural do Piauí, como também desenvolvem um profundo senso de pertencimento e valorização das nossas riquezas e potenciais”, afirmou o secretário Washington Bandeira.