O primeiro dia do seminário trimestral do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizado na Fundação Dom Cabral, foi marcado pelas reuniões dos grupos de trabalho (GTs) de Investimentos Estratégicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; e Monitoramento e Avaliação. Representantes de vários estados brasileiros trouxeram discussões estratégicas com foco na troca de experiências e na formulação de metodologias para aprimorar a gestão pública no país.
No GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, Adrianne Arruda, superintendente de Planejamento e Orçamento do Piauí, apresentou o plano de ação e o regimento interno do grupo.
"Discutimos plano e mapas estratégicos, prioridades de entrega, além do plano de ação. Tivemos a apresentação de André Martinez, consultor do BID, que nos apoia com a pauta de revisão de gastos e boas práticas internacionais", comentou.
O encontro reforçou a importância do alinhamento entre os estados em práticas eficientes de gestão, com a contribuição de instituições internacionais e o compartilhamento de experiências entre as regiões do Brasil.
Eventos paralelos até o fim da semana
Nesta quinta (26), será realizado o Side Event G20 by FDC e Conseplan, reunindo especialistas, líderes globais e representantes do G20 para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável.
Na sexta-feira (27), será realizado o Seminário do Conseplan, com 150 participantes, incluindo secretários estaduais e técnicos, consolidando o papel do Conseplan no desenvolvimento dos estados brasileiros.