Um decreto do governador do Piauí, Rafael Fonteles, publicado no dia 17 de setembro, estabeleceu uma mudança nas placas de inauguração de obras do Estado. A partir de agora, as obras e serviços de engenharia realizados, contratados ou financiados pela Administração Pública Estadual deverão, no ato da inauguração, ter placas evidenciando também os nomes de todos os trabalhadores que participaram da execução.
Com o novo decreto, além de nome e cargo do chefe do Executivo, do vice e da autoridade representante do órgão executor, as novas placas irão valorizar aqueles que integram a equipe de engenheiros, encarregados, ajudantes e demais profissionais do setor.
Na quarta-feira (25), no momento solene de inauguração da obra de mobilidade urbana executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem e entregue pelo governador, na cidade de Joca Marques, região norte do estado, a placa já trouxe essa homenagem.
No ato de descerramento, os trabalhadores da construtora responsável pela obra receberam a justa citação como forma de agradecimento.
“Essa é uma menção mais que justa para aqueles que de fato colocam a mão na massa. Que fazem esse estado crescer. São esses trabalhadores que, com dedicação e empenho diário, contribuem para melhorar a vida de todos os piauienses”, diz Leonardo Sobral, diretor-geral do DER.
Marinaldo Umbelino Oliveira é ajudante de pedreiro e foi um dos trabalhadores que atuaram nas obras de mobilidade urbana, na cidade de Joca Marques. Para o profissional, a alegria de ter sido homenageado com o nome na placa é motivo de orgulho. “A gente se sente feliz e alegre em participar desse momento. É uma grata satisfação esse reconhecimento. Mas, o mais importante é ver que com o nosso trabalho, a população terá mais qualidade de vida com as ruas pavimentadas”, disse o trabalhador.
“As construtoras responsáveis agora terão que fazer sempre uma segunda placa com os nomes de todos os colaboradores, como engenheiros, operadores e encarregados. Viva os trabalhadores do Piauí!”, comentou o governador Rafael Fonteles.
O decreto estabelece, ainda, que as obras e serviços de engenharia realizados em parceria com a União e municípios também terão placas com as citações de nomes dos trabalhadores.