A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará o I Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena do Piauí. O encontro acontecerá, nos dias 28 e 29 de setembro, na Aldeia Indígena Santa Teresa, em Uruçuí, no sul do estado. O objetivo é discutir a educação indígena no Piauí.
O evento reunirá 120 pessoas, entre lideranças indígenas, professores e técnicos da Seduc, que estarão envolvidos em uma programação de mesas temáticas. O seminário contará com a participação de Thiago Anacé, representante da Funai; Benoni Moreira da Defensoria Pública-Geral da União (DPGU), e Maria Tabajara do Ministério da Educação.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, enfatizou a relevância de reconhecer e valorizar a cultura e as tradições dos povos originários. “
Estamos organizando um seminário que promova a escuta ativa e a mediação com os povos indígenas, assegurando que suas vozes sejam ouvidas na formulação da política educacional. É fundamental atender às demandas das comunidades, garantindo o direito à educação que respeita e incorpora os aspectos étnicos, culturais, linguísticos e territoriais dos nossos indígenas. Esse trabalho é um passo essencial para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua origem, tenham acesso a uma educação inclusiva e diversa”, finalizou o gestor.