Cerca de 70 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino participaram, nesta quinta-feira (26), da revisão preparatória "Esquenta Enem", realizada na Câmara de Vereadores do município de Ribeiro Gonçalves. Eles são alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Unidade Escolar Celso Antunes de Sousa. O evento, promovido pelo Pré-Enem Seduc e pela 11ª Gerência Regional de Educação (GRE), teve como objetivo reforçar os conhecimentos dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
A revisão ocorreu das 8h às 13h e foi transmitida ao vivo pelo YouTube no canal Educação, permitindo que outros estudantes do Piauí também pudessem acompanhar o conteúdo e as dinâmicas. A Unidade Escolar Celso Antunes de Sousa foi a instituição participante dessa edição do Esquenta Enem em Ribeiro Gonçalves.
Com uma abordagem gamificada, o Esquenta Enem combinou teoria e prática, envolvendo a resolução de questões e a participação ativa dos estudantes. Professores de diversas áreas do conhecimento conduziram as aulas. Wellington Soares foi o responsável pela apresentação, enquanto Fernando Santos abordou Linguagens, Chagleuton Pereira conduziu Matemática, Hamanda Soares tratou de Ciências da Natureza, Sucupira ministrou Ciências Humanas e Astrogilda Maria foi responsável pela disciplina de Redação.
Os alunos foram divididos em duas equipes, denominadas Lado A e Lado B. Durante as atividades, cada questão correta respondida por um aluno garantia pontos para sua equipe, além de brindes individuais. Ao final da revisão, foi realizada a prova “Pré-Enem Seduc Game”, na qual cinco representantes de cada equipe resolveram questões em tempo real no site Quizizz, com o ranking sendo exibido ao vivo para a plateia.
Além das dinâmicas interativas, os estudantes receberam material didático com questões de provas anteriores do Enem, reforçando o conteúdo de todas as áreas do conhecimento cobradas no exame.
“Os nossos estudantes estão contando com o suporte de diversas ações pedagógicas e as revisões descentralizadas auxiliam na preparação para o Enem. É muito importante poder contar com as Gerências Regionais de Educação para essa mobilização. Com o trabalho dos nossos gerentes, gestores e professores, além da dedicação e disciplina dos nossos alunos e alunas, vamos conseguir mais um recorde de aprovações", comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.