Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Duque de Caxias vivenciaram uma jornada repleta de descobertas durante o passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades, localizado a cerca de 200 km de Teresina.
A ação faz parte da etapa intermunicipal do Projeto Turismo Escolar, uma parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e Turismo (Setur). Os estudantes viajaram em um ônibus disponibilizado pelo projeto e visitaram as formações rochosas milenares do Parque.
"A parte do passeio que eu mais gostei foi o Arco do Triunfo. Passei por lá e fiz os meus três desejos. Não sei se vai dar certo, mas confiei e tive fé! Também adorei ver as pinturas rupestres, achei super interessante elas estarem ali, intactas, mesmo depois de milhões de anos. Visitamos também o Mirante, que tem uma paisagem linda. Foi um passeio incrível e inesquecível", relatou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do projeto como uma experiência enriquecedora, que fortalece a aprendizagem em História, Geografia, Cultura, Literatura e Arte piauiense.
"Os jovens estão tendo a oportunidade de sair de suas cidades e conhecer lugares belíssimos do nosso Piauí, ao mesmo tempo, em que reforçam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o passeio contribui para aumentar a autoestima e o sentimento de identidade como piauienses", afirmou.
O Parque Nacional de Sete Cidades, que possui 26 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um ponto turístico de grande relevância histórica e arqueológica. Criado em 1961, o parque é reconhecido internacionalmente por seu acervo magnífico de pinturas rupestres, com mais de 6 mil anos, que indicam a passagem do homem pré-histórico pela região. O local também se destaca por sua biodiversidade única, que faz a transição entre os biomas da caatinga e do cerrado.
Durante a visita, os estudantes Seduc tiveram a oportunidade de se conectar com as lendas e registros históricos do parque, além de conhecer a rica biodiversidade dessa reserva natural.